NÓTICIAS

29-JUN-2020

Webconferência orientou artistas da Cidade sobre Lei Aldir Blanc

#CULTURA | POR CÁSSIA LIU | 29 DE JUNHO DE 2020 | 36

Representantes da Fundação e do Conselho Municipal de Cultura apresentaram a lei de emergência cultural e responderam as dúvidas em webconferência_

A Fundação Rio das Ostras de Cultura promoveu na noite de quinta-feira, 25, uma webconferência para prestar esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc. Aprovada na Câmara Federal e no Senado, a nova legislação vai destinar R$ 3 bilhões ao setor criativo e cultural de estados e municípios. O recurso garantirá auxílio emergencial aos trabalhadores do setor, manutenção de espaços artístico-culturais e a promoção de instrumentos como editais e prêmios.

Na abertura da webconferência, Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, falou da importância da Lei Aldir Blanc, que está prestes a entrar em vigor. Agora só falta a edição de uma medida provisória pelo Governo Federal para disciplinar a execução orçamentária da proposta. A legislação garantirá o repasse de R$ 1,04 milhão,aproximadamente, para o setor artístico-cultural da Cidade.

"A Lei Aldir Blanc está trazendo esperança e mostrando a importância da classe artística em nosso país. Rio das Ostras se encontra na vanguarda do setor, já que temos o Sistema Municipal de Cultura bem estruturado, com Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e um atuante Conselho Municipal de Cultura. Com essa experiência, estamos cooperando com a organização das demais Cidades da Baixada Litorânea", afirmou Cristiane.

Quem participou da webconferência, que foi transmitida ao vivo e ainda está disponível no Facebook da Fundação de Cultura, pôde ter seus questionamentos respondidos. O objetivo foi prestar esclarecimentos e ajudar os trabalhadores do setor a se organizar, levantando já os documentos necessários para receber o auxílio emergencial.

Além de Cristiane Régis, participaram como conferencistas Carlos Henrique Pimentel, Mariana Gomes e Renata Cabral, integrantes da equipe Superintendência de Políticas Públicas de Cultura; Ubiratan Nunes, presidente da Comissão Permanente de Licitação de Cultura e Micha Devellard, presidente do Conselho Municipal de Cultura. Cada um deles apresentou aspectos importantes dessa nova lei.

Cantora e compositora atuante na Cidade, Micha Devellard destacou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil. "Vamos precisar do trabalho de todos, até mesmo daqueles que não são do setor artístico-cultural e podem levar essas informações sobre a lei adiante. Os artistas devem organizar seus portifólios e documentos para ter direito ao auxílio que vem para o setor e nós, do Conselho, estamos à disposição para ajudar", concluiu Micha.

Outras orientações sobre a Lei Aldir Blanc podem ser obtidas na Fundação Rio das Ostras de Cultura pelo telefone (22) 2764-6376. A webconferência está disponível para visualização no link: https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/videos/312599109907752/?vh=e&d=n.

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura

Feira da ONDA 2020 será de 6 a 10 de julho no formato online

A Fundação Rio das Ostras de Cultura dá contuinid [...]

Há 1 dias

#Cultura

2ª Webconferência sobre Lei Aldir Blanc acontece na quinta-feira dia 2 de julho

A Fundação Rio das Ostras de Cultura realiza a 2ª w [...]

Há 1 dias

#Cultura

Festival online alcançou milhares de pessoas e promoveu artistas

Ao longo de dois meses, o Festival Sou Cultura em Casa levou arte, apr [...]

Há 3 dias

#Cultura

Webconferência debate Lei de Emergência Cultural nesta quinta

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc será tema de web [...]

Há 9 dias

#Cultura

Alunos podem se inscrever para Feira da Onda Online até sexta, dia 26

As inscrições dos alunos do Centro de Formaç&atil [...]

Há 9 dias

#Cultura

Recadastramento de artistas e técnicos vai até dia 24 de junho

Artistas, produtores, técnicos e trabalhadores da arte e da cul [...]

Há 10 dias

#Cultura

Artistas e técnicos da arte do município devem se recadastrar

Artistas, produtores, técnicos e trabalhadores da arte e da cul [...]

Há 12 dias

#Cultura

Fundação Rio das Ostras de Cultura promove primeira web conferência sobre Lei Al [...]

Na próxima quinta-feira, 25 de junho, às 19 horas, a Fun [...]

Há 12 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

Fundação Rio das Ostras de Cultura

ENDEREÇO

AV. CRISTÓVÃO BARCELOS, nº CENTRO, CEP: 28890-000, RIO DAS OSTRAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEG A SEX DE 09H ÀS 18H.

TELEFONE

2764-7115