Com a proximidade do Carnaval, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, e o secretário de Turismo, Rodrigo Peleteiro, se reuniram na sede da Autarquia nesta semana com representantes da Associação de Blocos Carnavalescos de Rio das Ostras. O encontro tratou de questões relativas ao desfile das agremiações na “Festa de Momo” deste ano.
Na ocasião, foram discutidos pontos como o número de agremiações que vão desfilar, bem como a ordem, o dia, horário e o número de componentes de cada uma delas. Tendo em vista que a nova Gestão Municipal está assumindo agora, foi solicitado também as demandas da Associação para saber como poderá ajudar na realização do evento.
Para a presidente da Fundação, o Carnaval faz parte da Cultura nacional e o desfile de blocos é uma tradição no Município. “Precisamos entender as necessidades para saber como iremos poder ajudar os blocos este ano. Estamos chegando agora e não contamos com processos administrativos vigentes porque os contratos da gestão passada foram finalizados. Estamos começando do zero e essa situação demanda tempo, por conta da burocracia do serviço público. O que é importante dizer é que estamos à disposição para contribuir com o que pudermos para a realização dos desfiles”, esclareceu Rosemarie Teixeira.
Outro ponto destacado pela presidente foram os projetos ligados ao Carnaval e ao samba. “A Fundação está com uma Emenda Impositiva da Câmara Municipal ligada ao tema, além de vários projetos contemplados nos editais da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc. Vamos contar com a Associação de Blocos para nos ajudar na execução de alguns desses projetos porque essa Festa é muito importante para a cultura nacional”, declarou Rosemarie.
De acordo com o secretário de Turismo, a reunião foi importante. “Para resgatar o Carnaval de Rio das Ostras, é fundamental atender aos blocos carnavalescos, mas isso exige sua profissionalização e o atendimento adequado às demandas. Apenas dessa forma será possível atrair mais recursos e qualificar o turismo local durante a folia”, disse Rodrigo Peleteiro.