A Fundição de Artes e Ofícios reabriu as portas na tarde da última terça-feira, dia 6, com a aula inaugural para os participantes da Mentoria Artística. Esse é um dos cursos gratuitos oferecidos na unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), que foi reativada e já tem 110 alunos matriculados.
“Encontramos alguns próprios públicos precisando de uma revitalização, entre esses a Fundição, que já estava há muito tempo desativada. Com o incentivo do prefeito Carlos Augusto e a parceria das secretarias de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, estamos reinaugurando essa importante unidade”, enfatizou Rosemarie Teixeira, presidente da Froc.
Entre os novos cursos oferecidos gratuitamente pela Fundição de Artes e Ofícios estão aquarela, pátina e pintura em móveis, pintura em vidro, papel reciclado, bordado em papel, estamparia artesanal e pintura em tecido. Segundo a diretora da unidade, Leila Barbo, em breve serão iniciadas as aulas de cerâmica.
“Estamos adquirindo um forno novo e vamos recuperar o antigo, que ajudou a formar muitos ceramistas. Recentemente, recebemos a doação de materiais de uma artista plástica, que também serão usados nas aulas. É gratificante poder oferecer aulas gratuitas para os moradores da Cidade”, destacou Leila.
O artista plástico Rodrigo Pontes, que ministrará os cursos, é idealizador também do projeto de Mentoria Artística. Segundo ele, os artesãos são convidados a encontrar o próprio estilo e produzir peças que tenham identidade cultural com Rio das Ostras. “Os visitantes chegam em busca de turismo e de eventos artísticos, mas são os artesanatos que levam como lembranças que constroem o elo afetivo com a Cidade”, reforçou Pontes.
Um dos participantes da Mentoria Artística é o designer gráfico Anísio Rodrigues, que aprovou a aula introdutória. “Aumentou a expectativa que sinto em descobrir e levar a minha identidade para os trabalhos que realizo”, contou.
Artista plástica formada pela UFRJ com mais de 40 anos de experiência, Denise Weimann também se inscreveu na Mentoria em busca de aperfeiçoamento. “O aprendizado é algo eterno. Precisamos sempre nos reciclar, aprender algo novo, fazer essa troca de experiências”, analisou.
Localizada na Rua Beija-flor, s/nº, no Colinas, a Fundição de Artes e Ofícios funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

