Mudança para a segunda quadra da Avenida Amazonas, junto ao Shopping de Rua, permite que a Cidade receba o “Segurança Presente”
A Feira do Artesão passa a funcionar a partir da próxima sexta, 18, na segunda quadra da Avenida Amazonas, dentro do Shopping de Rua Juamir Moreira Jorge – ‘Mica’. A mudança, decidida após um amplo diálogo com os artesãos, iniciado em janeiro, vai trazer diversos benefícios. O novo espaço, que é coberto, oferece melhor infraestrutura e maior visitação. A transferência ainda libera a primeira quadra da Avenida para a chegada de uma base do programa “Segurança Presente”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Desde o início do ano, a Fundação Rio das Ostras de Cultura tem intensificado seus investimentos na promoção da economia criativa. Um novo espaço foi criado para os artesãos, que agora também podem expor e comercializar seus produtos no Parque dos Pássaros às sextas e sábados, das 9h às 15h, e aos domingos, das 9h às 13h.
A gestão atual implementou a Carteira Municipal do Artesão, um documento que reconhece e valoriza o trabalho artesanal. Outra iniciativa é a Mentoria Artística, que orienta os artesãos a criar peças que promovam a identidade cultural de Rio das Ostras. Esse projeto é desenvolvido na Fundição de Artes e Ofícios, reaberta este ano após passar por limpeza e reforma.
Na Casa do Artesão Vera Luzente, que funciona nas dependências da Casa de Cultura, são comercializadas exclusivamente artesanatos produzidos por artistas riostrenses. Outra iniciativa importante tem sido a seleção de artesãos para expor e vender suas criações em eventos como a 17ª Rio Artes – Feira da Economia Criativa e o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Nessas ocasiões, os selecionados recebem todo o apoio de logística e infraestrutura, garantindo que suas peças com identidade cultural sejam valorizadas.


