O trabalho de valorização do artesanato com foco na identidade cultural, desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), ultrapassou os limites municipais e se tornou referência para outras cidades fluminenses. Em um intercâmbio de conhecimento e cooperação, a Prefeitura de Rio das Ostras levou o projeto para a cidade de Maricá.
“Esse convite é mais uma comprovação que o trabalho desenvolvido em Rio das Ostras está inspirando outras cidades, ao mesmo tempo que mostra a importância do artesanato como expressão da identidade cultural. A parceria com Maricá reforça ainda que, quando unimos esforços em prol da cultura, geramos oportunidades reais de desenvolvimento para os artesãos e fortalecemos a economia criativa de todo o Estado”, acredita Rosemarie Teixeira, presidente da Froc.
Atendendo a um convite da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, o artista plástico Rodrigo Pontes, responsável pelo Projeto de Mentoria Artística da Froc, ministrou a palestra “Identidade Cultural no Artesanato” na última quarta-feira, dia 1º de outubro.
Realizada no Polo Itaipuaçu, a capacitação reforçou a importância da cultura local como ferramenta de desenvolvimento econômico e pessoal para os artesãos. O evento aconteceu em atendimento a uma parceria firmada entre as prefeituras de Rio das Ostras, por meio da Fundação de Cultura, e de Maricá.
Rodrigo Pontes é idealizador da Mentoria Artística em Rio das Ostras e destacou, durante o encontro, que o objetivo principal do projeto é convidar os artesãos a encontrar um estilo próprio e a produzir peças que carreguem a identidade e a história locais.