Search
Search

Rio das Ostras celebra Dia da Consciência Negra na Concha Acústica

Novembro de Raízes celebra a cultura negra

O Dia Nacional da Consciência Negra vai ser celebrado nesta quinta-feira, 20, em Rio das Ostras, com uma diversificada programação na Concha Acústica da Praça São Pedro. A agenda do “Novembro de Raízes” é ainda mais extensa e vai até o dia 30, com oficinas, exposição de artes plásticas e rodas de conversa que valorizam a ancestralidade e a resistência do povo negro.

Para abrir o dia da Consciência Negra, a partir das 12h, na Concha Acústica, será realizada a Feijoada e Acarajé Literário. A partir das 14h, o público poderá participar de uma Oficina de Maracatu. Em seguida, às 15h, a Praça São Pedro recebe uma Roda de Capoeira com o Mestre Mola. O encerramento fica por conta da Festa da Consciência, que começa às 17h, sob a organização das Setoriais do Conselho Municipal de Cultura (CMC).

O calendário “Novembro de Raízes” tem levado ações educativas e artísticas a diversos pontos da Cidade. Na terça, 18, o horário da manhã foi reservado para a Oficina de Atabaques, que aconteceu no Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro); à tarde, a partir das 14h, o Colégio Resolve sedia a Roda de Conversa “Sagrado, Arte e Ancestralidade”

Na quarta-feira, 19, haverá uma apresentação de Capoeira com foco na valorização da ancestralidade e Cultura Negra, às 14h, no Colégio Resolve; e a Roda de Conversa “Mulheres de Luta e Resistência”, às 19h, na Sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc). Na sexta-feira, 21, às 14h, o Parque dos Pássaros sedia a Roda de Conversa “Cultura Negra e Cidadania”.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC), por meio das Setoriais Cultura de Matrizes Africanas, Caiçara e Patrimônio e Povos Tradicionais de Matrizes Africanas em parceria com a Froc.

EXPOSIÇÃO – A mostra artística “Novembro de Raízes”, sediada no Parque dos Pássaros, reúne diferentes linguagens para celebrar a ancestralidade negra. A exposição fica aberta à visitação até 30 de novembro.

Entre os expositores estão a ceramista Fernanda Helena, que expõe a obra “Ancestralidade”, uma homenagem à mulher negra como guardiã da História. O artista Rodrigo Teixeira se inspira nos orixás para criar a série “Sagrado”, com peças feitas a partir da madeira sacra Akoko.

Quadros de belas mulheres negras, com muito colorido, são apresentados por Cris Scofano. A artista também participa com a obra “Quilombo”, uma reflexão artística sobre a dor da escravidão e a força da resistência negra no Brasil.

Entre outras peças, Neide Faria expõe “Acalanto”, que remete à boneca Abayomi, e seu “Presépio Negro”, no qual todas as pessoas da cena sagrada são negras. A produtora cultural e artista Cláudia Falcão exibe sua criação de moda sustentável, com foco em reaproveitamento de jeans.

SERVIÇO:

Exposição “Novembro de Raízes”

Com Cris Scofano, Rodrigo Teixeira, Neide Faria, Fernanda Helena, Bernardo Beraldini e Cláudia Falcão.

Parque dos Pássaros (R. Petrópolis, s/nº – Jardim Mariléa)

Visitação de terça a domingo, das 8h às 17h

Até 30 de novembro

Outros Locais da Programação:

Cepro (Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras): Rua das Flores, 394 – Âncora

Sede da Froc (Prédio Maestro Maurício Libardi Júnior): Cristóvão Barcelos, 109 – Centro

Colégio Resolve: Avenida Amazonas, 968 – Extensão Novo Rio das Ostras

Compartilhe essa notícia:

Veja também...