Arte Cineclube UFF e Fundação de Cultura apresentam filme “Vai Trabalhar Vagabundo”

Dando continuidade a parceria entre a Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Universidade Federal Fluminense, o Projeto de Extensão da UFF Cineclube Cinema Brasileiro de Gênero apresenta nesta quarta, dia 21, a partir das 18h, o filme “Vai Trabalhar Vagabundo”. A exibição acontece na Sala de Cinema da sede administrativa, localizada na avenida Cristóvão Barcellos, 109, no Centro. No final da sessão será promovida uma roda de debates entre os participantes.

O Projeto tem por objetivo a divulgação da produção audiovisual brasileira, principalmente de filmes pertencentes a gêneros pouco apreciados pela crítica, como horror, comédia e policial.

Com direção e roteiro do ator Hugo Carvana, o filme “Vai Trabalhar Vagabundo” conta a história de Dino que acabou de deixar a prisão e quer aproveitar a liberdade, revendo os velhos amigos e namoradas. Ele se recusa a trabalhar, preferindo viver na vadiagem. Ao saber que o local onde jogava sinuca está em baixa, ele elabora um plano que fará com que o maior confronto da história da malandragem carioca, entre Babalu e Russo, aconteça mais uma vez. Só que Russo está internado em um hospício, enquanto que Babalu deixou a sinuca após se casar com Vitória. Nada que Dino, com sua lábia, não possa resolver.

No elenco estão Hugo Carvana, Odete LaraNelson XavierPaulo Cesar Pereio e Rose Lacreta.

O filme ganhou os prêmios Air France, em 1973, de Melhor Filme; e em 1974, na mesma categoria, no Festival de Gramado.