O Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), companhia teatral de Rio das Ostras, está percorrendo cinco municípios da Região (Cabo Frio, Macaé, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Quissamã) para apresentar a peça “Carukango”, que conta parte da história do líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé.
A primeira apresentação aconteceu no último dia 17, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio. As próximas apresentações de maio continuam nesta quinta, dia 23, na sede do Sindipetro NF, em Macaé, a partir das 18h; e em Rio Bonito, na sexta, dia 24, na Sociedáde Musicál e Dramática Rio-bonitènse, a partir das 19h. No mês de junho, “Carukango” será encenado em São Pedro da Aldeia, no dia 7, a partir das 18h, no Teatro Municipal Dr Átila Costa; e em Quissamã, no Quilombo Machadinha, no dia 22, a partir das 19h.
É importante ressaltar que todas as apresentações têm a entrada franca, são abertas ao público e contam com intérprete de Libras.
CARUKANGO é um espetáculo teatral com dramaturgia resultante das investigações feitas por meio do candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos, capoeira e diversas outras manifestações populares, tendo como estrutura dramatúrgica textual a biografia de Carukango, um líder quilombola que foi exemplo de resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé-RJ. “Esse espetáculo dá visibilidade e protagonismo ao artista negro e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral, não como plano de fundo, mas sim como matéria de pesquisa e elemento formador”, declarou Yuri Negreiros, diretor do espetáculo.
Esse projeto é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura,
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e
Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Contará com Intérprete de Libras.
FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros
Assistência de direção: Peterson Feroli
Elenco: Darling Mendonça
Músico: Marcelo Rodrigues
Figurino e adereço: Nina Carvalho
Iluminação: Rennan Magalhães
Vozes em Off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti
Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho
Projeto gráfico: Rodolfo Ribeiro
Produção Executiva: Luisa Pasquali
Intérprete de Libras: Wanderson Barreto