Conselheiros Municipais de Cultura tomam posse para biênio 23/25

Os conselheiros municipais de Cultura de Rio das Ostras para o biênio 2023/2025 tomaram posse na última terça-feira, dia 12, em uma solenidade realizada na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, que elegeu a mesa diretora do Conselho Municipal de Cultura e o comitê gestor do Fundo Municipal de Cultura.

Para este mandato, a presidência ficará a cargo da Sociedade Civil e a presidente eleita foi a representante do Setor Patrimônio Material e Imaterial / Produção Cultural, Rayane Rosignoli Dames de Oliveira. O vice é Rafael de Souza Nigris Machado, do Setor Artes Visuais/ Audiovisual / Artes Plásticas/ Novas Mídias. A primeira e segunda secretárias são Renata Cabral Pereira dos Santos e Mariana Gomes Ribeiro, respectivamente.

O Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura, que é o órgão responsável por acompanhar a implementação dos planos de investimento; definir diretrizes, planos de investimento plurianual e anual dos recursos do Fundo, bem como estabelecer as metas, normas e critérios, para a aplicação dos recursos do Fundo, em consonância com o Plano Municipal de Cultura e o Plano Plurianual, será composto por Alberto Carlos Paula de Souza e Christian Marcos José de Lima da Sociedade Civil e Cristiane Menezes Regis e Renata Bonturi Osório Veiga do Poder Público.

Em seu discurso, a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, falou do trabalho do Conselho e dos conselheiros. “A posse do Conselho Municipal de Cultura de Rio das Ostras representa mais um passo dado pela democracia cultural da Cidade. Seguimos firmes no propósito de melhorias nas políticas públicas para a classe e para toda população. Obrigado a todos os conselheiros  e conselheiras pela disponibilidade em prol da cultura riostrense. A participação de todos é importante e fundamental para a divulgação e fomento da Cultura como um todo. Parabéns a todos e vamos juntos porque temos muito trabalho pela frente”, declarou.

A nova presidente do conselho, Raylane Rosignoli Dames de Oliveira, demonstrou confiança no trabalho que será desenvolvido pelos conselheiros.  “Me sinto grata pela confiança e quero honrar a responsabilidade de estar à frente do Conselho nesse momento de retomada do Ministério da Cultura e das políticas públicas nacionais voltadas para o setor. Espero que nosso colegiado consiga encaminhar as Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc e outros projetos a nível municipal com destreza, sem perder o espaço do diálogo e da construção coletiva de novas possibilidades. Que possamos aprender, juntos, nos fortalecer enquanto grupo e indivíduos, e valorizar a cultura, uma das grandes riquezas de nossa Cidade”, esclareceu a presidente.

Para a conselheira Mariana Gomes Ribeiro, a expectativa do novo Conselho é a melhor possível. “A gestão da Cultura deve ser construída por meio de uma escuta, uma acolhida. A Fundação Rio das Ostras de Cultura vem atuando nesse sentido nos últimos anos e o objetivo é reforçar cada vez mais essa parceria com a sociedade civil por meio do fortalecimento do Conselho. Tenho plena confiança no comprometimento desse colegiado em propor medidas que visem colocar a Cultura como cerne do desenvolvimento humano, social e econômico”, disse Mariana.

De acordo com Antonio Leal, conselheiro indicado pelo Poder Público, a expectativa para o biênio 2023/2025 no Conselho Municipal de Cultura é bem positiva. “Além da habitual colaboração na construção de políticas públicas para nossa Cidade, temos a importante implementação da Lei Paulo Gustavo, que trará muitos benefícios para Rio das Ostras. Estou convicto que o Conselho é uma ferramenta indispensável nesse processo”, informou Antônio.