Search
Search

Dezenas de peças artesanais representarão Rio das Ostras na Feira Rio Artes

Evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 9 a 13 de abril

A cultura e o talento local ganharão destaque na 17ª edição da Feira Rio Artes – a Feira da Economia Criativa. Rio das Ostras estará com 734 peças artesanais, produzidas por artesãos locais no evento.

As obras, selecionadas após curadoria criteriosa, pela Comissão de Avaliação de Artesanato, representarão a riqueza criativa do Município em um dos mais importantes eventos de arte e artesanato do Estado. A Feira acontece entre os dias 9 a 13 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Entre as peças que serão expostas, estão esculturas, pinturas, bordados, cerâmicas e trabalhos em madeira e, também, produtos da gastronomia artesanal, todos produzidos por mãos talentosas que transformam matéria-prima em verdadeiras expressões de identidade cultural. A participação na feira não só valoriza os artistas locais, mas também fortalece o turismo e a economia criativa da Cidade.

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, destacou a importância da participação do Município em um evento tão prestigiado no segmento. “É uma honra levar o nome de Rio das Ostras para um evento tão importante como esse. Nossos artistas merecem esse reconhecimento, e a feira é uma oportunidade única para mostrar ao Estado toda a qualidade artesanal e diversidade cultural que temos em nossa Cidade”, declarou Rosemarie.

ETIQUETAS BIODEGRADÁVEL – Todas as peças selecionadas ganharão etiquetas personalizadas, feitas de papel artesanal, reciclado, biodegradável e que levam sementes de salsa na sua composição. Essas etiquetas ao invés de gerar lixo podem ser plantadas – basta picar, plantar na terra, regar e ter uma planta.

As sacolas dos produtos vendidos são de caixas de leite reaproveitadas pelos artesãos, que dão vida ao material, e produzem embalagens para as suas obras.

PASSAPORTE CULTURAL – A Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, conseguiu um passaporte cultural para os artesãos, que receberão transporte e entradas gratuitas se desejarem visitar a feira.

PARTICIPAÇÃO DE ARTESÃOS – Cinco artesãos estarão representando e trabalhando no estande nos dias da Feira.

Por meio de sorteio realizado pela Fundação de Cultura, outros 14 artesãos visitarão a Rio Artes no dia 12 de abril, com direito ao translado e ingresso do evento.

“A expectativa é que a participação na Rio Artes abra novas portas para os artesãos locais, além de fortalecer a imagem de Rio das Ostras como um polo de produção artística”, contou a presidente Rosemarie Teixeira.   

RIO ARTES – A Feira Rio Artes é um dos maiores encontros da economia criativa, cultura e empreendedorismo do Brasil. O evento reúne artesãos, produtores criativos, profissionais da moda, beleza, gastronomia, designers e artistas de todo o estado do Rio de Janeiro, promovendo o intercâmbio cultural e a comercialização de peças autorais.

A edição deste ano promete atrair milhares de visitantes, lojistas e amantes da arte. 

Compartilhe essa notícia:

Veja também...