Froc concede cerca de 90 cartas de anuências para novos projetos culturais

Rio das Ostras pode contar com dezenas de espetáculos culturais neste ano de 2022 por conta das 87 cartas de anuências concedidas pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) para os proponentes que se inscreveram no Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A previsão é de que os espetáculos sejam relacionados a apresentações musicais, peças de teatro, oficinas, circo, raízes africanas e outros segmentos. A escolha dos proponentes por Rio das Ostras é por conta do trabalho de excelência e referência desenvolvido na área pela Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Na opinião da presidente da Froc, Cristiane Regis, Rio das Ostras tem tudo para receber grandes espetáculos. “Sabemos que nem todos os projetos serão aprovados, mas temos boas perspectivas. O mais importante é saber que a nossa Cidade está sendo procurada por artistas daqui da região e de todo o Estado, por conta de todo o trabalho que desenvolvemos em prol da arte de uma forma geral, procurando valorizar, cada vez mais, os artistas de todos os segmentos. Acredito realmente que teremos muitos espetáculos, seja no Teatro, na Casa de Cultura e na Concha Acústica”, explicou.

RETOMADA CULTURAL 2 – O edital Retomada Cultural RJ 2 integra o Pacto Cultural RJ, que visa estimular o fomento à cultura em todo o território fluminense. Serão selecionadas 800 produções artísticas, com investimento total de R$ 40 milhões.

O Retomada Cultural RJ vai premiar projetos no valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.
Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, será contemplado todo o setor produtivo da arte. “A cultura foi o grande remédio da população no período de isolamento social, com a arte apoiando a todos neste momento tão difícil que vivemos. Agora, estamos tratando da retomada das apresentações e do investimento nos artistas e companhias com este aporte histórico no fomento cultural do estado do Rio”, afirmou Danielle.

Para a Baixada Litorânea, que, além de Rio das Ostras, compreende os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim, serão selecionados 36 projetos, totalizando um valor de R$ 1,8 milhão.