Froc marca presença no 1º Seminário do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), Cristiane Regis, acompanhada da bibliotecária Rízia Gidalte, participou, na segunda, dia 18, do 1º Seminário do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu, promovido pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu em parceria com a Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva.

O evento, realizado no Cineteatro “Meus Oito Anos”, teve o objetivo de fomentar a discussão sobre a importância de políticas públicas do Livro e Literatura e da elaboração e efetivação de planos municipais e estaduais que garantam o acesso à Literatura para a sociedade civil.

Participaram do evento como palestrantes  a ex-secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Renata Costa; a gestora da Biblioteca Comunitária MANNS (Maria do Urias, Apolônia, Nelcina, Nilvalda e Selma), Maria Chocolate; e a representante do Plano do Livro e Leitura em Nova Iguaçu, Natália Reis.

Para a presidente da Froc,  o Seminário foi importante para esclarecimento da necessidade de políticas públicas que incentivem a leitura. “Em Rio das Ostras, temos uma Lei que assegura e democratiza o acesso à leitura para todos os munícipes, ampliando a produção cultural no Município, valorizando a pluralidade cultural que o compõe, promovendo a construção do conhecimento. Temos trabalhado para isso e também no incentivo de novos escritores, tendo em vista os editais literários que já publicamos. Casimiro está de parabéns também pela iniciativa”, declarou Cristiane Regis.