Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Fundação de Artes do Rio de Janeiro lança o Edital Rio do Rock

Froc informa os roqueiros sobre esta nova oportunidade

Atenção roqueiros de Rio das Ostras e da Região! A Fundação Rio das Ostras de Cultura informa sobre o Edital Rio do Rock, lançado pela Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de agosto pelo site www.funarj.rj.gov.br. Serão selecionados 100 (cem) projetos, com premiações que variam entre R$ 7 mil e R$ 20 mil, totalizando mais de R$ 750 mil.

O Rio é o berço de grandes artistas do rock e sede de um dos maiores festivais de música do planeta. O edital tem como finalidade disciplinar a promoção de licitação, na modalidade concurso, para seleção e premiação, por parte da Funarj, de projetos artísticos de música no gênero rock n´ roll, com obrigação de apresentação ao público nas unidades teatrais da Fundação, visando viabilizar o acesso ao trabalho de artistas que ainda não sejam consagrados pela crítica especializada e promover a circulação pública de artistas.

Poderão se inscrever grupos ou artistas independentes, adimplentes com as obrigações fiscais, atuantes na área de música, no gênero rock n´ roll e domiciliados ou sediados no Estado do Rio de Janeiro, que desenvolvam ações e/ou projetos há pelo menos um ano, a ser concluído até a data limite estabelecida para as inscrições.

Os proponentes deverão anexar a seguinte documentação no ato da inscrição: projeto em PDF único (síntese do que se pretende realizar, com indicação de repertório do gênero musical de rock n´roll); ficha técnica do proponente, do artista e principais envolvidos, em PDF único; currículo e/ou portfólio do proponente comprovando atuação com desenvolvimento de ações e/ou projetos e sede ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro há, pelo menos, um ano, a ser concluído até a data limite estabelecida para as inscrições no edital – Anexo I; e links de vídeos com apresentações ao vivo compostas pela mesma formação indicada no projeto ou pendrive com o(s) arquivo(s), para projetos entregues fisicamente.
Os vídeos inscritos deverão ser postados no Youtube em resolução HD ou superior e com duração mínima de dois minutos e máxima de 20 minutos. Os vídeos deverão estar em modo público ou não-listado.

Os 20 primeiros colocados participarão de um segundo concurso, onde deverão se apresentar ao vivo no Teatro João Caetano. Os outros 80 artistas ou grupos contemplados irão realizar uma apresentação em um dos teatros da Funarj, em datas a serem definidas posteriormente. Os instrumentos e acessórios necessários para a execução das apresentações serão de responsabilidade dos proponentes.

“A cultura do Estado tem realizado o trabalho de democratização do acesso à arte e à Funarj tem também cumprido este papel através dos editais para segmentos. Somos a capital da cultura e também do rock, com a valorização de um segmento que historicamente está na vida de todos nós”, declarou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Mais informações no Edital que está disponível no site www.funarj.rj.gov.br.

Danielle Barros, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, participou do lançamento do Edital