Fundação de Cultura apoia a I Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Rio das Ostras

Com o objetivo de fomentar o respeito às diferenças e ao outro, bem como promover a Cultura da Paz, a Fundação Rio das Ostras de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, por meio da cadeira de Cultura LGBTQIA+, promovem a I Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Rio das Ostras. A programação acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, com roda de conversas, oficinas, palestras e uma grande festa.

As atividades começam na segunda, dia 17, com uma solenidade de abertura na sede da OAB, com a entrega de homenagens, a partir das 18h. Na terça, dia 18, uma equipe do Centro de Cidadania LGBTQIA+ do Rio de Janeiro irá promover para os servidores municipais uma capacitação específica de atendimento a esse público, das 14h às 17h, na sede da Fundação de Cultura, localizada na Avenida Cristóvão Barcelos, 109 – Centro.

Na quarta, dia 19, será promovida uma roda de conversa na Casa de Cultura Bento Costa Jr, a partir das 14h, com o tema: Nossas Famílias – A Importância do Acolhimento”. A atividade vai contar com a participação das Mães pela Diversidade. Na quinta, dia 20, também às 14h, a roda de conversa será no Centro de Formação de Música, Dança e Teatro (Onda) e terá como tema “Vivências PositHIVas, humanizando corpos”. A mediação das duas atividades vai ficar por conta de Yasmin Fontes, Diogo Marialva e Theo Silveira da Silva

A Casa de Cultura fica na rua Bento Costa Jr, 70, no Centro, e o Centro de Formação Artística na Praça José Pereira Câmara, no Centro.

Na sexta, dia 21, a partir das 11h, no Polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a equipe do Projeto “Um Corpo com Voz”, da Secretaria Municipal de Saúde, vai ministrar uma “Oficina da Voz”, oferecida para travestis e transgêneros, mulheres e homens, que desejam encontrar o timbre de voz que represente seu corpo e sua identidade. A equipe é formada por equipe multidisciplinar com formação em fonoaudiologia, psicologia e assistência social e a Oficina da Voz reúne cuidados na promoção do processo de confirmação vocal, com técnicas vocais direcionadas para cada caso, espaço de acolhimento em saúde mental e outras questões, assim como obter conhecimento sobre a garantia dos seus direitos.

Na parte da tarde, a partir das 14h, será realizado o encontro regional do Fórum Nacional de Travestis e Transsexuais, Negras e Negros na sede da Fundação, com uma roda de conversa que terá como tema: “Interseccionalidade Travesti e Transexual”, com a mediação de Thaylla Vargas. Finalizando o dia, haverá uma solenidade de entrega dos prêmios do IX Viradão Cultural – Prêmio Diversidade de Ouro.

O encerramento da I Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Rio das Ostras será no domingo, dia 23, com a realização da 14ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Rio das Ostras, das 13h às 22h, na Área de Eventos de Costazul (antigo Camping).