Fundação de Cultura lança chamada pública do I Concurso de Fantasia – Ostra Folia 2022

Para abrilhantar ainda mais o Carnaval fora de época, que será realizado neste final de semana, entre os dias 29 e 31 de julho, na área de eventos de Costazul, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está promovendo o I Concurso de Fantasia – Ostra Folia 2022. Os interessados em participar do Concurso podem consultar o regulamento que está disponibilizado na Edição 1473 do Jornal Oficial de 22 de julho de 2022. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 30 de julho, exclusivamente, em plataforma on-line, no link

www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br

Ao preencher a ficha de inscrição, é obrigatório anexar em arquivos PDF: cópia digitalizada do RG e/ou Certidão de Nascimento do candidato e/ou do responsável/representante legal; cópia digitalizada do CPF do candidato ou de seu responsável/representante legal; comprovante de Residência (Rio das Ostras); e um comprovante bancário em conta cuja titularidade esteja em nome do candidato.

A avaliação das fantasias acontecerá no palco montado em quatro momentos e os candidatos que estiverem concorrendo deverão se identificar junto a produção até as 16h e permanecer fantasiados até o momento da divulgação dos vencedores, que ocorrerá aproximadamente às 20h. É fundamental que os candidatos também assinem a autorização do uso de imagem.

Estão previstas três categorias (infantil, infanto-juvenil e adulto) com premiações de R$ 1 mil, R$ 750 e R$ 500 para o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente em cada categoria.

A avaliação das fantasias será feita por um júri que será composto por até cinco avaliadores, com notório conhecimento na área, convidados pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, que escolherão, dentre as inscritas, as quatro melhores fantasias, levando em consideração os seguintes critérios: originalidade, criatividade, acabamento, apresentação, animação e torcida.

É importante lembrar que será aceita apenas uma inscrição por candidato. É vedada a participação de servidores do município de Rio das Ostras e seus cônjuges, bem como seus parentes até 3º grau, membros da Comissão Julgadora de Documentação e da Comissão Julgadora de Projetos, pessoas físicas que possuam vínculo matrimonial, de união estável ou relação de parentesco até o 3 º grau com membros da Comissões Julgadoras. Aqueles que apresentarem documentos em desacordo com o regulamento estarão desclassificados.

Dentre os objetivos do Concurso estão: consolidar o direito à cultura e diminuir as desigualdades sócio-econômicas-culturais nas diversas regiões do município de Rio das Ostras; fomentar os processos de criação, produção, difusão, pesquisa e fruição das expressões artísticas e culturais; estimular o desenvolvimento de processos criativos e de pensamento que resultem em produtos artístico-culturais; incentivar a sustentabilidade de trabalhadoras/es da cultura; desenvolver o aperfeiçoamento da cadeia produtiva da cultura de forma a garantir a mitigação das ameaças geradas pela pandemia da COVID-19 e um melhor aproveitamento das potencialidades e oportunidades no âmbito desta economia; e ampliar, descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos e a cultura.