Chamada Pública da Secretaria Estadual de Cultura, “Ano Rio-Colômbia”, vai premiar 21 projetos fluminenses
A Fundação Rio das Ostras de Cultura informa à classe artística da Cidade que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, está dando continuidade ao processo de internacionalização da cultura, iniciado no ano passado, quando levou artistas brasileiros para Madri. Desta vez, o projeto vai cruzar o continente para desembarcar, na Colômbia, com o lançamento da Chamada Pública “Ano Rio-Colômbia”, que vai premiar 21 projetos, com investimento total de R$ 3,45 milhões.
Os interessados têm até às 18h do dia 31 de maio, para fazer a inscrição gratuita pelo Sistema Desenvolve Cultura, na plataforma http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/. O edital está disponível no próprio site da secretaria de Estado: www.cultura.rj.gov.br
A riqueza artística do Estado do Rio irá passar por seis cidades do país vizinho, promovendo um intercâmbio que celebra a diversidade, com apresentações de teatro, dança, música, artes visuais e urbanas e ações formativas.
Todas as propostas deverão ser executadas e apresentadas obrigatoriamente na Colômbia, nas cidades de Medellín, Cali, Bogotá, Santa Fé de Antioquia, San Juan Del Pasto e Mocoa, dentro do calendário da programação do edital. Vale lembrar que a Chamada Pública é voltada apenas para pessoa jurídica, com natureza e finalidade culturais.
O edital possui seis categorias distintas e o proponente, pessoa jurídica, poderá se inscrever em apenas uma delas: “Festival Música del Pacífico Petronio Álvares”, “Festival Internacional de Teatro de Bogotá”, “Confama, Medellín – Artes de La Calle, Santa Fé de Antioquia”, “Arte Urbana – Museu Aberto de Bogotá”, “Encontros culturais” e “Internacionalização Artística e Cultural”.
CONHEÇA AS CATEGORIAS
CATEGORIA A: FESTIVAL MÚSICA DEL PACÍFICO PETRONIO ÁLVARES
Três propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo a realização de apresentações musicais, por grupos de artistas brasileiros residentes no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Cali. O repertório musical deve ser unicamente de natureza afro-brasileira ou de povos originários.
Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações.
CATEGORIA B – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BOGOTÁ
Linha B.1: Cinco propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo apresentações teatrais de artistas brasileiros, e com textos de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem realizadas na cidade de Bogotá.
Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas ao teatro por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e deverão prever duas apresentações, sendo em uma sala de espetáculos ou nas ruas de Bogotá.
Linha B.2: Uma proposta contemplada, no valor de 250 mil reais, prevendo a realização de um show musical, como abertura do festival, por artistas brasileiros e com texto de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a ser executado em Bogotá.
Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de comprovação de pelo menos duas atividades ligadas à música realizadas no exterior.
CATEGORIA C: CONFAMA, MEDELLÍN – ARTES DE LA CALLE, SANTA FÉ DE ANTIOQUIA
Cinco propostas contempladas, no valor de 110 mil reais cada, prevendo realizações artísticas nas linguagens de dança, teatro, música e circo, por grupos de artistas e autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem executadas nas cidades de Medellín e Santa Fé de Antioquia.
Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à linguagem escolhida por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações, sendo uma em cada festival.
Vagas: teatro para infância e juventude (1), teatro para adultos (1), show de música (1), circo (1) e dança (1).
CATEGORIA D: ARTE URBANA – MUSEU ABERTO DE BOGOTÁ
Cinco propostas contempladas, no valor de 70 mil reais cada, prevendo a colaboração entre artistas brasileiros e colombianos para a criação de murais de pintura e grafite nas ruas da cidade de Bogotá.
Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas às artes visuais por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro. A proposta deverá prever a ampla colaboração do selecionado para a criação de dois murais urbanos, sendo um na cidade de Bogotá, em setembro, e o outro, na cidade do Rio de Janeiro, em outubro, com tamanho mínimo de 100m².
CATEGORIA E: ENCONTROS CULTURAIS
Uma proposta contemplada, no valor de 300 mil reais, prevendo a realização de encontros entre fazedores de cultura do Estado do Rio de Janeiro e Colômbia nas seguintes modalidades: seminário sobre patrimônio imaterial, rodada de negócios e carnavais na América Latina.
O proponente deverá possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção de eventos por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.
CATEGORIA F: INTERNACIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL
Uma proposta contemplada, no valor de 1,2 milhão de reais, prevendo a realização de um conjunto de ações específicas de apoio, capacitação, produção, registro e divulgação da programação e dos participantes de todos os festivais e eventos oficiais.
Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção cultural por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.