Mostra inaugurada na Fundição de Artes e Ofícios transforma a história da Cidade em peças de grande valor artístico
A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) inaugurou, na noite da última quarta-feira, dia 29, a exposição “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”. A mostra, realizada na Fundição de Artes e Ofícios, celebra a culminância da primeira etapa de 2025 do projeto de Mentoria Artística para Artesãos com Identidade Cultural.
Quem compareceu à abertura da mostra pôde conferir, em primeira mão, as peças que são o resultado de um intenso trabalho de pesquisa e criação, no qual artesãos e artistas buscaram inspiração na história local. O foco central da pesquisa foi a Casa de Cultura Bento Costa Júnior, uma construção que, ao longo do tempo, foi armazém de sal, residência do médico Dr. Bento Costa Júnior e, hoje, funciona como importante equipamento cultural.
Os mentorandos traduziram essa rica trajetória em peças que exploram o universo da pesca – com seus peixes, redes e elementos de salga –, a memória do médico e a própria arquitetura da casa. Obras em montagem, design, artes plásticas e trabalhos manuais compõem a mostra.
Segundo o mentor Rodrigo Pontes, o trabalho tem grande importância na preservação da memória da Cidade. “O artesanato é o elo afetivo que o visitante leva para casa. Ao criar a partir da história local, os artistas fixam a identidade de Rio das Ostras em cada peça”, enfatizou Pontes.
Para Rosemarie Teixeira, presidente da Froc, a proposta da mentoria vai além da criação de peças. “É um eixo que conecta formação, economia criativa e valorização cultural. A exposição comprova que o investimento em capacitação e em políticas públicas retorna em resultados concretos para o desenvolvimento da comunidade e do segmento criativo”, analisou Rosemarie.
Expondo pela primeira vez, a artista Rosângela Maziero, que trabalha com madeira de demolição, ressaltou a importância da mentoria prestada pela Fundação de Cultura. “Esta é uma forma de contar um pouco da história da Cidade por meio da arte, valorizando a identidade cultural de Rio das Ostras”, declarou.
O artista Edson Monteiro também faz sua exposição de estreia e destacou a importância dessa oportunidade de mostrar o seu trabalho. “Estou apresentando peças em mosaico, onde utilizo a técnica trencadis, retratando parte da história da Casa de Cultura Bento Costa Júnior. A mentoria fez a diferença e abriu horizontes para a criatividade”, disse o artista.
Na exposição, também foram apresentados alguns personagens criados pelo desenhista e ilustrador Gerson de Oliveira que vão fazer parte de um livro para crianças sobre a Casa de Cultura. “Consegui criar personagens distintos graças a mentoria, que me permitiu entender melhor a história da Cidade. Posso dizer que é uma experiência única”, contou.
A mostra, que fica em cartaz até 1º de dezembro, reafirma o compromisso da Fundação de Cultura com o fortalecimento da produção artesanal e da identidade do Município.
SERVIÇO:
Exposição: “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”
Local: Fundição de Artes e Ofícios (Rua Beija-flor, s/nº, Colinas)
Período: De 30 de outubro a 1º de dezembro
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h





