O Edital para o processo seletivo dos novos alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, será publicado ainda em janeiro no Jornal Oficial. É importante ficar atento porque todos os candidatos terão que apresentar seu número de CPF, inclusive crianças e adolescentes, para realizar cadastro para um dos cursos básicos ou técnicos das três modalidades.
Foi desenvolvido um sistema próprio, pelos profissionais de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, para a inscrição. Importante destacar que cada número de CPF dará direito a apenas uma inscrição no processo.
COMO SOLICITAR CPF – Como o preenchimento da ficha de inscrição será exclusivamente online, é fundamental que os interessados já possuam o número do documento em mãos. Para quem ainda não tem o CPF, especialmente candidatos menores de idade, o processo de emissão é simples e pode ser iniciado gratuitamente pelo site oficial da Receita Federal.
Ao preencher o formulário eletrônico com os dados da certidão de nascimento ou RG, o sistema costuma emitir o número do documento imediatamente, sem a necessidade de envio de arquivos digitais em um primeiro momento. Somente em casos de divergência de dados é que o sistema gera um protocolo para que o responsável envie fotos dos documentos por e-mail para validação.
INGRESSO NOS CURSOS – As oportunidades abrangem diferentes perfis e idades. Para os cursos Técnicos de Música e Dança, bem como para o curso Preparatório de Teatro, que serve como perfil de acesso ao Técnico, há requisitos específicos de escolaridade e idade. Os candidatos para estas modalidades precisam ter 16 anos completos até o dia 31 de março de 2026, além de estarem cursando ou já terem concluído o Ensino Médio.
Para os cursos básicos de Música e Teatro, as vagas serão preenchidas por meio de sorteio. Já para os interessados nos cursos básico e técnico de Dança, no Preparatório de Teatro e no Técnico de Música, a seleção envolverá a realização de prova prática ou teórica.

