Inscrições para Concurso “Contos RJ” terminam dia 15 de março

Participação de escritores da Região conta com apoio e incentivo da Fundação Rio das Ostras de Cultura

A Fundação Rio das Ostras de Cultura lembra aos escritores da Região que quiserem participar da primeira edição do Concurso Cultural “Contos RJ”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, e a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, devem ficar atentos porque o prazo de inscrição termina nesta quarta-feira, dia 15 de março, às 18h. s interessados devem se inscrever, de forma gratuita e online, pelo site http://cultura.rj.gov.br.

Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos de idade, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Não há vedação para escritores que já tenham obras individuais publicadas.

Serão aceitos contos com no máximo oito laudas, totalizando como limite 16.000 caracteres com espaço, sem contar o título. Não serão aceitos contos em coautoria. As obras inscritas deverão ser autorais e o proponente deve assegurar os direitos pelo texto. Cada proponente poderá enviar apenas um conto.
É importante frisar também que o conto enviado deve ser inédito, e não pode ter participado de outros concursos ou recebido prêmios nacionais ou internacionais. Não serão aceitos textos que contenham conteúdo discriminatório e que incitem ódio, preconceito ou ofenda Direitos Humanos. Somente serão habilitados os contos redigidos em Língua Portuguesa.

A oportunidade é voltada para autores do Estado do Rio de Janeiro, novos ou já consagrados, e vai garantir 20 vagas, todas destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade “Conto”, dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”. O material selecionado será reunido em um único livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial.

Serão contemplados dois candidatos por região, atendendo de forma igualitária as dez áreas administrativas do Estado do Rio e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades. Os autores ainda receberão premiação no valor de mil reais, em parceria com a PublishNews, como forma de fomento à arte fluminense.

O edital completo está disponível no site da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e as dúvidas ou esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail: concursoslc2023@gmail.com