Inscrições para edital do Pacote Folia 2023 terminam dia 23

Edital de Turmas de Bate Bola tem prazo até 24 de novembro. Objetivo é fomentar manifestações culturais em torno do Carnaval.

Quem ainda não se inscreveu para participar do Pacote da Folia 2023, que prevê os editais Bloco nas Ruas RJ, Folias de Reis RJ e Turmas de Bate-Bolas RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, precisa estar atento. O prazo de inscrição termina nesta quarta-feira, dia 23. Somente para concorrer ao edital das Turmas de Bate-Bola RJ é que o prazo termina no dia 24 de novembro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Desenvolve Cultura pelo link: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/ .

O Pacote da Folia 2023 tem como objetivo incentivar as manifestações culturais e garantir fomento para os festejos carnavalescos. O Governo do Estado do Rio de janeiro prevê recursos de mais de R$ 7,5 milhões para os três editais.

Os interessados podem tirar suas dúvidas e obter mais informações acessando o Edital, que está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (www.http://cultura.rj.gov.br/).

FOLIA DE REIS – O edital é voltado para pessoa física e vai premiar 130 mestres representantes de grupos de Folias de Reis, com valor de R$ 15 mil cada, totalizando R$ 1.95 milhão. Para participar, o proponente obrigatoriamente deve atuar como Mestre de Folia de Reis e ter credenciamento prévio junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A contrapartida dos selecionados deverá prever pelo menos uma ação a ser realizada de forma presencial, podendo ser apresentação da Folia, festas de arremate, encontro entre folias ou outra atividade presencial que faça parte do calendário do grupo no ano de 2023.

Enquadra-se como Folia de Reis: manifestação cultural em forma de auto que reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro, em cortejo público, liderados por um Mestre-Folião e um contramestre; realizada por um grupo tradicional de no mínimo 12 pessoas, com vivência e atuação em celebração, festejos e na preservação das tradições de Folias de Reis.

TURMAS DE BATE-BOLAS – A chamada é voltada para pessoa jurídica, que seja comprovadamente representante de uma turma de bate-bola, e vai premiar 100 projetos, com valor de R$ 25 mil cada, somando R$ 2,5 milhões. A contrapartida deverá prever pelo menos uma ação, a ser realizada de forma presencial, tendo como público-alvo escolas públicas ou organizações da sociedade civil (OSC), podendo ser oficina, palestra ou exposição.

É considerado turma de bate-bolas um grupo artístico-cultural que possui atuação comprovada na produção e realização de manifestações populares do carnaval de rua, a partir da confecção de indumentárias que combinem elementos materiais típicos, característicos das tradições da figura bate-bola.

BLOCO NAS RUAS RJ – O edital voltado para pessoas jurídicas, comprovadamente representante de um ou mais blocos de carnaval, será dividido em duas categorias. Na categoria A, voltada para blocos individuais, serão concedidas 50 premiações no valor de R$ 25 mil cada. Já na B, que vai atender associações, federações ou ligas representantes de no mínimo cinco blocos, 15 projetos vão ser premiados com o valor de R$ 125 mil. No total, a chamada vai garantir investimento de R$ 3,125 milhões.

A contrapartida dos selecionados deverá prever pelo menos uma ação a ser realizada de forma presencial, tendo preferencialmente como público-alvo instituições de ensino (IE) públicas ou organizações da sociedade civil (OSC), podendo ser: oficina, palestra ou exposição de caráter educativo com o intuito de transmitir os saberes e práticas do Bloco de Carnaval.