Search

Jornais

Filtrar Exercício do Jornal
Filtrar Exercício do Jornal
A edição de Junho do Jornal Cult será especial por conta do maior evento cultural do Município, que é o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Falamos sobre a nossa participação no evento, que é considerado o maior do gênero da América Latina e apresentamos as unidades culturais da Fundação para que as pessoas possam conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido em cada uma delas. O “Você Sabia ?” desse mês fala sobre a origem do jazz e do blues e as demais colunas vão ficar para a edição de julho. No entanto, podemos adiantar que os shows do Projeto Soul da casa continuam com tudo. A primeira atração, no dia 2, foi a Banda Joker. Ainda estão previstos os shows do Coletivo “Nós Caiçaras”, no dia 9; Samba da Madeira com uma homenagem aos bambas do Samba, no dia 23; e a Banda Omnia no dia 30, encerrando a programação com um Tributo à Legião Urbana. É importante frisar que o Projeto Soul da Casa não será realizado no dia 16, por conta do início do Festival. Também teremos atrações do Edital ocupa Concha durante todo o mês, bem como atrações dos Projetos “No Quintal” e “Tardinha no Empório”. Para saber toda a programação que teremos, é só acompanhar os canais oficiais da Fundação no Site, no Facebook, no Instagram, no Twitter ou ouvindo a nossa Rádio Web, que, agora, também está disponível no site da Prefeitura (www.riodasostras.rj.gov.br). A galera da Cultura continua demais. Só para lembrar: já baixaram o aplicativo da nossa Rádio Web? Agora vamos deixar de papo para que vocês possam ler e apreciar a edição. Um abraço pessoal e até o mês que vem, relembrando que Cultura é Para Todos!
Maio está aí e chega com muita informação cultural. Nesta edição, falamos um pouco do trabalho e das políticas públicas desenvolvidas e implantadas pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. Não é um trabalho fácil, mas prazeroso que é desenvolvido pelos servidores em prol da arte e da Cultura. Graças a essas políticas, milhares de pessoas, entre artistas, população e visitantes, foram benefiados de forma direta ou indireta. Seja por conta de um espetáculo no Teatro Popular, um evento produzido na rua ou um video assistido em u dos canais oficiais da Fundação na Rede Social. Nesta edição apresentamos a programação de maio do Projeto Soul da Casa, que é realizado toda quinta, a partir das 20h, no Teatro Popular, com muita música boa. Falamos do aumento do acervo da Biblioteca Municipal que chegou a aproximdamenbte 47 mil títulos dos mais variados gêneros e convidamos a todos para participar da Palestra de Elaboração de Projetos Culturais, no dia 18, no Teatro, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Escola da Cultura RJ, com o apoio do Sebrae RJ e da própria Fundação Rio das Ostras de Cultura. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link https://bit.ly/rdasostras Na Coluna “Você Sabia ?” falamos sobre bens culturais imateriais e nas “Dicas do Mês”, indicamos dois livros bem bacanas para aumentarmos a nossa cultura porque conhecimento não ocupa espaço. O personagem desse mês é um servidor novo lotado na sede administrativa e que vem tendo um grande destaque. Estamos falando do agente administrativo Antônio Leal. A galera da Cultura continua demais. Só para lembrar: já baixaram o aplicativo da nossa Rádio Web? Agora vamos deixar de papo para que vocês possam ler as matérias desta edição. Um abraço pessoal e até o mês que vem, relembrando que Cultura é Para Todos!
Abril é mês de festa por conta do aniversário do Município que completa 30 anos de emancipação político-administrativa. E se falamos de aniversário, falamos também de presente e, neste caso, quem recebe o presente é a população que está tendo muitas oportunidades com a retomada cultural promovida pela Fundação de Cultura. As peças no Teatro Popular estão voltando, o Projeto Soul da Casa está enchendo o Teatro Popular com a plateia durante apresentações dos artistas locais, o Projeto Choro de Maria resgata um ritmo genuinamente brasileiro e a consolidação de um novo espaço para a realização de eventos que é a Praia do Abricó. Outros benefícios para a população que apresentamos nesta edição são os cursos gratuitos que estão sendo ministrados na Casa de Cultura Bento Costa Jr. Quem estiver disposto a investir um pouco para adquirir mais conhecimento na área cultural, também tem os Cursos Livres que contam com mensalidades com preços populares. Outro ponto interessante é a ação da Funarte de fazer o cadastramento de profissionais visando à realização de atividades de Capacitação, Qualificação e Formação. Na Coluna “Você Sabia ?” informamos que o termo Sambaqui não é um convite para sambar em um local próximo. Nas “Dicas do Mês”, indicamos dos espaços culturais que além de garantir petiscos saborosos e várias opções de drinques, também investem em manifestações e iniciativas culturais dos mais variados gêneros. O personagem desse mês é um grande artista que tem trabalhos espalhados por toda a Cidade e também em vários países do mundo. Estamos falando do servidor Paulo Gongalves, responsável pela Fundição de Artes e Ofícios. Muita coisa né não? A galera da Cultura é demais. Só para lembrar: já baixaram o aplicativo da nossa Rádio Web? Agora vamos deixar de papo para que vocês possam ler as matérias desta edição. Um abraço pessoal e até o mês que vem!

JORNAL CULT - ED 03

Março chegou com uma grande novidade que vai propiciar que a divulgação da Cultura ganhe o mundo. Apresentamos a Rádio Web Froc, que foi criada com o objetivo principal de apresentar, valorizar e prestigiar os músicos e artistas da Região que têm pouco espaço para apresentar a sua arte autoral. Nesta edição adiantamos a programação de março do Projeto Soul da Casa, que está imperdível e dedicada às mulheres, com artistas que vão mostrar a força do sexo feminino nos palcos. Outro alerta bem interessante é para os interessados em ministrar cursos livres em qualquer uma unidade cultural do Município. As inscrições estão abertas e as informações necessárias disponíveis na matéria. Nas dicas desse mês, apresentamos duas séries de sucesso para você maratonar em casa: “Round 6” e “Euphoria”. Já que falamos de dicas, fizemos um texto falando sobre uma excelente opção de passeio para quem gosta de arte, principalmente de artesanato, que é o Empório da Estação que conta com exposição de trabalhos de artistas locais de Rocha Leão, todos os sábados, das 14h às 18h. Dando continuidade à apresentação da nossa equipe de servidores, apresentamos nesta edição a servidora Marta Elizabete, que é a responsável pelo Empório e pelas exposições que citamos acima. O trabalho da Fundação não para, né não? O propósito de aproximar ainda mais a população e os próprios servidores das ações e serviços culturais da Cidade continua firme. Chega de papo e vamos à leitura! Até Abril…
E chegamos à segunda edição do Cult! A Fundação continua com a corda toda né não? Nesta edição trazemos muita notícia interessante da Cultura para vocês. Continuamos com o propósito de aproximar ainda mais a população e os próprios servidores das ações e serviços culturais da Cidade, apresentando o trabalho desenvolvido pela FROC. Nesta edição, falamos do grande número de inscritos no processo seletivo do Centro de Formação Artística para esse ano. Foram mais de 1.100 pessoas que estão se candidatando a uma das 309 vagas disponíveis nos cursos básicos e técnicos de Música, Dança e Teatro. Fiquem ligados na matéria porque tem novidades no processo. Falamos de uma Campanha de Devolução dos Livros que garante anistia da multa pelos dias de atraso, da linha de transmissão da Froc que as pessoas podem se inscrever para receber informações sobre o que acontece na Cultura, diretamente no seu celular; e da feira de livros do Circuito Literário da Costa do Sol que está fazendo o maior sucesso na Praça São Pedro, no Centro. Dando continuidade a apresentação da nossa equipe de servidores, apresentamos nesta edição a servidora Melina Olga de Araújo que chegou à Fundação com muita disposição para trabalhar nas questões que envolvam questões culturais Bem, então é isso pessoal. Boa leitura e até o mês que vem.
Ano Novo… Vida Nova… Projetos Novos… Como a Cultura não para, nós da Fundação Rio das Ostras decidimos inovar e começar 2022, ano em que comemoramos 25 anos de existência, apresentando o nosso mais novo produto: Jornal Cult, o nosso informativo que vai aproximar ainda mais a população e os próprios servidores das ações e serviços culturais da Cidade. Um dos objetivos do Cult é intensificar a comunicação interna em todas as unidades culturais e também garantir um espaço para mostrar o trabalho de nossos servidores. Além disso, é mais um meio de difundirmos o trabalho desenvolvido pela FROC. Nesta primeira edição, falamos sobre o início da retomada das atividades do Teatro Popular, explicamos o conceito de Cultura, damos dicas de filmes e deixamos os leitores por dentro do que está acontecendo na área cultural na Cidade e na região. Para que as pessoas conheçam a nossa equipe, também vamos apresentar, um em cada edição, os nossos servidores. Começamos coma diretora do Centro de Formação Artística de Dança, Música e Teatro, Fabiana Nagib. Então é isso pessoal, aproveitem este novo espaço como mais uma fonte de conhecimento e informação. Boa Leitura!