Search
Search

Mentoria Artística realizada por Rio das Ostras inspira artesanato estadual

Comitiva de Búzios visitou a Fundição de Artes e Ofícios

Comitiva de Búzios visitou a Cidade para conhecer o projeto idealizado pela Fundação de Cultura

A Mentoria Artística desenvolvida por Rio das Ostras para os artesãos, que ajuda a produzir peças com identidade cultural, já se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro. Em reconhecimento a essa iniciativa, uma equipe de Búzios realizou, nesta terça-feira, 1º de julho, uma visita técnica para conhecer de perto o projeto promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc).

Recebido pela presidente da Froc, Rosemarie Teixeira, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Alan Câmara, liderou a comitiva da cidade vizinha. Durante a apresentação do projeto, Rosemarie lembrou a importância da promoção da economia local por meio do artesanato.

“Um dos papéis do Poder Público é ajudar na qualificação desses artesãos, por isso investimos na mentoria artística, além de promover espaços e parcerias para que tenham maior oportunidade de expor e comercializar os seus produtos”, afirmou a presidente da Froc.

O secretário Alan Câmara destacou o interesse de Búzios, que conta com aproximadamente 200 artesãos profissionais, em replicar o sucesso de Rio das Ostras. “Queremos promover a identidade do nosso artesanato e viemos conhecer de perto o trabalho desenvolvido em Rio das Ostras, que se tornou referência ao investir na mentoria dos artesãos locais”, explicou.

Iniciada na Fundição de Artes e Ofício, local que sedia os encontros de mentoria artística, a visita foi encerrada na Casa do Artesão Vera Luzente, onde são comercializadas peças com identidade cultural.

Na Fundição, a equipe de Búzios foi recepcionada por Leila Barbo, diretora da unidade, e Rodrigo Pontes, responsável por ministrar as oficinas e idealizador do projeto de Mentoria Artística da Froc.

A visita técnica também contou com a presença da coordenadora de Artesanato da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Suzana Santos, e da representante do Setor de Artesanato do Conselho Municipal de Cultura de Búzios, Vera Lucia Barros.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...