Projeto “Choro da Maria” será uma das atrações do Prêmio Esperança Equilibrista

A edição de novembro do Projeto “Choro da Maria”, idealizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, prevista para este domingo, dia 6, será uma das atrações da final do Prêmio Esperança Equilibrista e terá como convidado o cantor e violonista Ivan Barboza. A banda base do Projeto é formada por Anderson Santos (pandeiro), André Bellieny (violão), Luiz Felipe Oliveira (flauta) e Márcio Moraes (cavaquinho). A Roda de Choro está prevista para às 17h na Praça São Pedro, no Centro.

Ivan Barboza é o convidado deste domingo

O Choro da Maria é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, com o objetivo de valorizar um dos mais tradicionais ritmos brasileiros, o Chorinho, e prestigiar músicos da Região. Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.

CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Os músicos utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.