Projetos da Froc são reconhecidos como patrimônio imaterial da Cultura da Cidade

O trabalho em promover a Cultura não para e dois Projetos idealizados pela Fundação de Cultura foram reconhecidos por Lei como patrimônio imaterial da Cultura de Rio das Ostras: “Soul da Casa” e “Choro da Maria”. A medida, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Poder Executivo, foi publicada na edição 1503 do Jornal Oficial do Município.

Fundado em dezembro de 2009, o Cantinho do Dominó, localizado no encontro das Ruas Jornalista Jaime Barreiros e Pastor Ismael Nogueira da Silva, no Recanto, também foi considerado patrimônio imaterial e expressão da cultura local.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, esse reconhecimento é muito importante para a Cultura. “É gratificante ver que os projetos que desenvolvemos estão sendo reconhecidos. O nosso trabalho é fazer com que as políticas públicas desenvolvidas permitam que a população tenha, cada vez mais, acesso à Cultura e à valorização dos artistas da Cidade em todos os segmentos. Estes dois projetos são a prova de que temos inúmeros talentos em Rio das Ostras que precisam ser apresentados ao público de uma forma geral. Estamos no caminho certo e ainda vamos fazer muito mais pela Cultura de Rio das Ostras”, declarou.

SOUL DA CASA – Lançado em 2013, pela produtora Cristiane Regis bem antes de assumir a presidência da Fundação, o Projeto Soul da Casa foi criado com o objetivo de dar oportunidade aos artistas da Região de se apresentarem no palco do Teatro Municipal Joel Barcelos (antigo Teatro Popular), de forma profissional.

Embora tenha ficado um período sem ser realizado, os shows do Projeto também serviram para formação de plateia, tendo em vista a participação de centenas de artistas.

CHORO DA MARIA – Realizado mensalmente na Praça São Pedro, sempre no primeiro domingo de cada mês, o Choro da Maria foi lançado em março deste ano e é uma Roda de Choro que tem como objetivo valorizar também este gênero musical, que é genuinamente carioca. Contando com vários convidados, a Roda tem uma banda base formada por músicos da Região. Este projeto também é uma homenagem a Tia Maria, uma das vítimas do Covid-19 na pandemia, que durante anos incentivou a realização da roda de chorinho em seu quiosque.

O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.