Froc assume a responsabilidade do Quiosque do Artesão em Costazul

Quiosque é a 12ª unidade administrada pela Fundação

A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) conta com mais uma unidade cultural sob sua responsabilidade: o “Quiosque do Artesão”, localizado na orla de Costazul, onde funcionava o Espaço Solidário, totalizando 12 Unidades.

Representantes da Fundação se reuniram com os artesãos que já atuavam no local para saber como é o funcionamento do espaço, quais gostariam de continuar a expor seus trabalhos e o que poderia ser feito para melhorar a Unidade.

Dos 24 artistas que já utilizavam o Quiosque, apenas três optaram por não continuar. Desta forma, a Fundação de Cultura vai abrir uma Chamada Pública para completar o número de artesãos que possam atuar no local. É importante frisar que para conseguir a vaga no espaço, é necessário que o artista possua a carteira do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, que tem a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal.

De acordo com a presidente da Fundação, Cristiane Regis, não haverá nenhuma mudança agora. “A nossa ideia é contribuir para que o artesanato da Cidade cresça cada vez mais. Por isso vamos manter o funcionamento exatamente do jeito que está sendo realizado. Com relação a qualquer tipo de mudança, vamos deixar para depois da alta temporada, tendo em vista que essa é uma época onde os artesãos conseguem produzir e vender mais por conta do número de visitantes em Rio das Ostras. É importante deixar claro que, antes de qualquer medida, ouviremos os artesãos para que possamos atender as necessidades da classe”, explicou Cristiane.

Além do Quiosque do Artesão, as outras 11 unidades cultural do Município são; Sede Administrativa, Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão, Casa de Cultura Bento Costa Júnior, Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, Concha Acústica, Fundição de Artes e Ofícios, Loja do Artesão, Museu de Sitio Sambaqui da Tarioba, Empório da Estação, Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira e Teatro Municipal Joel Barcellos.