Pesquisar
Pesquisar

Rio das Ostras é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Projeto de Mentoria desenvolvido pela Fundação de Cultura
Projeto de Mentoria desenvolvido pela Fundação de Cultura

A iniciativa “Mentoria Artística para Artesanato com Identidade Cultural”, desenvolvida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, é uma das finalistas da XIII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria “Turismo & Identidade Territorial”. A solenidade para apresentar os vencedores acontece no próximo dia 16 de abril, no Rio de Janeiro.

Após aprovação na fase de pré-seleção, a avaliação dos técnicos do Sebrae RJ garantiu que o Projeto fosse um dos finalistas após visita a Rio das Ostras para comprovar os pontos apresentados, conhecer o trabalho e entrevistar artesãos.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, houve um avanço muito grande do artesanato local com o Projeto de Mentoria. “Esse projeto qualifica os artesãos para que os seus trabalhos tenham uma identidade da Cidade e isso, além de ser importante, é um diferencial para os artistas e para nossa cultura. Dessa forma, os artistas acabam vendendo peças únicas que tem total representatividade de Rio das Ostras”, declarou a presidente.

O reconhecimento da importância do Projeto de Mentoria também pode ser comprovado pelo número de convites de outros municípios para apresentação do Projeto. “Cidades como Araruama, Armação de Búzios, Maricá, Saquarema e a capital Rio de Janeiro já demonstraram interesse e já fizemos palestras explicando os objetivos e pontos do Projeto. Além disso, vale ressaltar o impacto econômico direto, a inclusão social, com destaque para a participação de mulheres e pessoas com deficiência; e questões de preservação ambiental por meio da redução de resíduos e do reinvestimento produtivo”, explicou Rosemarie.

De acordo com o mentor do Projeto, Rodrigo Pontes, é gratificante ver que essa iniciativa tem transformado vidas de grandes talentos da Cidade. “A mentoria artística transforma o artesão, fortalece sua identidade cultural e valoriza seu papel como agente econômico e cultural. Em Rio das Ostras, esse projeto tem sido essencial para gerar reconhecimento, autonomia e novas oportunidades para o artesanato local.”

INICIATIVA – A Mentoria Artística para Artesanato com Identidade Cultural oferece um programa de mentoria artística contínua que qualifica artesãos em áreas como design, gestão e comercialização e se destaca por transformar o artesanato local em um pilar de geração de renda e fortalecimento da imagem da Cidade como destino turístico cultural.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...