Rio das Ostras marca presença na 16ª Rio Artes Manuais

Tema do evento é “Feira da Economia Criativa”

Por conta do Projeto de Mentoria Artística e Técnica, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, 19 artesãos e artistas plásticos do Município estão participando da 16ª Edição da Rio Artes. Principal feira de capacitação e negócios do setor de economia criativa do Rio de Janeiro, o evento acontece até o próximo domingo, dia 28 de abril, no Centro de Convenções Expo Mag, na Cidade Nova, no Rio.

Com o tema “A Feira da Economia Criativa”, o evento deste ano tem como objetivo difundir o artesanato de raiz, valorizar a classe artística, mostrar o valor da economia criativa e promover a capacitação técnica dos artesãos.

Os artistas que estão apresentando seus trabalhos no estande de Rio das Ostras são Ana Moreno, Ana Paula da Silva, Andreza Ferreira, Aurinha Dias, Carla Sales, Clarice Ventura, Cristina Scofano, Gilma Zank, Leia Barros, Luciane Duarte, Luirene Ventura, Marrie Machado, Monique Poubel, Nelcy Oliveira, Rosa Helena Queiros, Rodrigo Teixeira, Sandra Salles, Valéria Barbosa e Vânia Carvalho.

Os trabalhos dos artistas riostrenses apresentam técnicas diversificadas, como Papel Marché, Pintura Acrílica, Bordado, Cestaria, Tie-Dye, Crochê, Pirografia, Estamparia Artesanal, Patch Aplique, Modelagem em Argila e Resina.

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, o evento é uma oportunidade para que os artesãos riostrenses conheçam o trabalho de outros artistas e tenham acesso a informações do que está sendo feito em todo o Estado. “A Feira é um ponto de encontro entre os amantes do artesanato porque ela oferece dicas, cursos, passo a passos, notícias, técnicas, novidades, vídeos e muito mais. Cerca de 30 mil visitantes são esperados para esta edição e eles poderão ver uma parte do trabalho que desenvolvemos em Rio das Ostras. Não é à toa que esta é considerada a maior feira do segmento do Brasil”, declarou a presidente.

Com relação ao Projeto de Mentoria Artística, a presidente da Fundação ressaltou o trabalho desenvolvido pelo mentor Rodrigo Pontes. “Posso dizer que esse projeto é uma celebração do talento, da criatividade e da resiliência dos nossos artesãos, que continuam a manter viva a tradição em um mundo em constante transformação”, destacou Cristiane Regis.