Rio das Ostras vai sediar reunião para artesãos interessados em participar da 16ª Rio Artes

Na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, vai realizar no Teatro Municipal Joel Barcellos, a partir das 16h, uma reunião para artesãos da Baixada Litorânea. São convidados a estar presentes os interessados em participar da Chamada Pública que selecionará as peças qualificadas pelo edital, representando o artesanato fluminense, por meio do Espaço Caminhos Criativos, na 16ª Edição da Rio Artes, que é considerada a maior feira de artesanato da América Latina.

Poderão participar do estande, na 16ª Rio Artes, objetos artesanais de diferentes tipos como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

No encontro, o artista plástico Cocco Barçante será o condutor da imersão explicando todas as orientações necessárias para a inscrição na convocatória da Chamada. Durante essa palestra serão abordados diversos aspectos, desde a preparação para a seleção, tipos de técnicas e apresentação das peças.

Segundo Cocco Barçante, a ação Caminhos Criativos vai qualificar e valorizar técnicas artesanais desenvolvidas no estado do Rio, tendo como foco a importância da criatividade no desenvolvimento de produtos artesanais. “A criatividade empreendedora proporciona novas oportunidades e, consequentemente, o aumento de renda para os artesãos e artesãs do estado do Rio”, disse.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no Estado. “Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao ir até as regiões, ao interior, é chegar na ponta e dar oportunidade para que todos disputem, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina”, destaca Danielle Barros.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, essa é uma excelente oportunidade para os artesãos riostrenses. “Temos um grande número de artesãos e artistas que vem se destacando e essa interação serve para abrir as portas para outros mercados, além de ser uma oportunidade para trocar experiência e conhecer outros trabalhos”, falou a presidente.

16ª RIO ARTES – A 16ª edição da Rio Artes acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “A Feira da Economia Criativa”, o evento deste ano terá como objetivo difundir o artesanato de raiz, valorizar a classe artística, mostrar o valor da economia criativa no Estado e promover a capacitação técnica.