Domingo é dia de “Choro da Maria” em Rio das Ostras

Edição de setembro terá como convidados os músicos Clério Jr e Leandro Márcio

Domingo é dia de boa música em Rio das Ostras e a Fundação de Cultura prepara mais uma edição do projeto “Choro da Maria” para este final de semana. Os convidados deste domingo, dia 4, são os músicos serão Clério Jr (Violão de 7 cordas) e Leandro Márcio (Trompete), que vão se apresentar, a partir das 17h, na Praça São Pedro, no Centro. A dupla se apresenta acompanhada da banda base do Projeto, formada por Anderson Santos (pandeiro), André Bellieny (violão), Luiz Felipe Oliveira (flauta) e Márcio Moraes (cavaquinho).

O Choro da Maria é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, com o objetivo de valorizar um dos mais tradicionais ritmos brasileiros, o Chorinho, e prestigiar músicos da Região. No caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.

CONVIDADOS – Aos 14 anos, Clério Jr. ingressou no Núcleo Avançado da Escola Villa Lobos, em Rio das Ostras. Dois anos depois, iniciou sua carreira como músico profissional tocando em bares e casas noturnas do Rio de Janeiro. Posteriormente passou a fazer parte de grupos de choro, forró, samba, maracatu e frevo. Tendo se apresentado ao lado de músicos e grupos consagrados como: Jorginho do Império, Janaina Pereira, Hermelinda Lopes, Grupo Jacarandá, Estopim e Som da Mata, dentre outros. Desde 2004 se dedica também ao estudo do bandolim, visando aprimorar sua técnica e resgatar antigos valores da música brasileira.

Já o maestro e trompetista Leandro Márcio se especializou em música popular na Escola Portátil de Música, na Unirio. Atua como solista em grupos de jazz, samba, choro e tem como principal característica uma sonoridade aveludada e super afinada.

CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Os músicos utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.

Compartilhe essa notícia:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja também...