5ª Conferência de Cultura de Rio das Ostras acontece neste final de semana

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Rio das Ostras, que terá como tema “Democracia e Direito à Cultura”, acontece neste sábado e no domingo, dias 19 e 20, a partir das 9h, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. Os interessados em participar do evento podem fazer o seu cadastro de forma online, no site da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no link www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br até às 18h do dia 18 de agosto de 2023. O credenciamento também poderá ser feito de forma presencial no primeiro dia do evento até às 10h30.

Com a realização da Conferência serão propostas estratégias de articulação e cooperação institucional com os demais órgãos públicos e destes com a sociedade civil que dinamizem a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura para o monitoramento e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

No sábado, dia 19, será feita a apresentação do relatório do Plano Municipal de Cultura (PMC) e a leitura da prestação de contas do Fundo Municipal de Cultura. Já no domingo, dia 20, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para avaliação dos seis eixos do PMC: “Cultura e Cidadania”, “Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória”, “Cultura, Educação e Juventude”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Gestão da Cultura” e “Financiamento da Cultura”. Na parte da tarde, serão feitos o acolhimento e definições para as reuniões setoriais com o objetivo de eleger os novos conselheiros municipais de cultura para o próximo mandato, no período de 23/24 e 24/25.

A Conferência também vai debater experiências de monitoramento do PMC ao socializar metodologias e conhecimentos; discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção salvaguarda, da participação social e da plena cidadania; dentre outros.