Pesquisar
Pesquisar

Biblioteca Municipal recebe espetáculo “Diário do Último Ato”

A semana começa bem movimentada na Biblioteca Municipal de Rio das Ostras. A unidade vai receber, de terça (25) a quinta-feira (27), a partir das 18h30, a peça “Diário do Último Ato”, que apresenta os últimos momentos da vida da poeta portuguesa Florbela Espanca, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. O espetáculo, contemplado no Edital Retomada Cultural 2, com incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, terá entrada gratuita. Os ingressos já estão disponíveis para serem retirados gratuitamente pelo link https://www.sympla.com.br/diario-do-ultimo-ato-em-rio-das-ostras—rj__1725235. A classificação etária é de 14 anos.

A dramaturgia de Ronaldo Ventura é inspirada em cartas e diários da poeta e a atriz Ana Cecilia Reis promove um encontro íntimo com a plateia. “Ao me deparar com os textos íntimos de Florbela Espanca fiquei muito emocionada, é impressionante como os pensamentos e sentimentos de uma mulher dos anos 1920 podem refletir ainda hoje em cada uma de nós”, revela Ana Cecília.

Quando Florbela trancou-se no quarto nas primeiras horas de 8 de dezembro de 1930, no dia do seu aniversário de 36 anos, deixou a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. De fato, nenhuma pessoa o fez, nunca mais. Naquela madrugada, deitada na cama, sem ‘haver gestos novos nem palavras novas’ ela se suicidou ingerindo dois frascos do barbitúrico Veronal. Os momentos finais que separam o primeiro comprimido ingerido de seu último suspiro prometem tocar o público presente de forma poética.

“Este espetáculo é uma homenagem a essa mulher brilhante. Percebo um encantamento da plateia ao adentrar em seus pensamentos, conhecendo quem foi Florbela Espanca para além de suas obras. É também uma forma de apresentá-la para as novas gerações de forma afetiva, difundindo o amor pela literatura, especialmente a poesia”, conclui a Ana Cecília Reis, que realizou uma residência artística na cidade de Évora, quando a peça foi contemplada pela Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura de Portugal.

A peça tem atuação de Ana Cecilia Reis, texto e direção de Ronaldo Ventura, cenário por Dhiego Rabelo, figurino por Patrícia Almeida, produção e iluminação de Paulo Barbeto, filmagem, edição e fotografia de Fernanda Almeida e realização da Cia Plúmbea.

SERVIÇO

ESPETÁCULO DIÁRIO DO ÚLTIMO ATO

Endereço: Biblioteca Municipal de Rio das Ostras – Avenida Amazonas – Centro

Data: 25, 26 e 27 de outubro

Ingressos: https://www.sympla.com.br/diario-do-ultimo-ato-em-rio-das-ostras—rj__1725235
Informações: ciaplumbea@gmail.com

Classificação: 14 anos

Compartilhe essa notícia:

Veja também...

Cultura

Recital movimenta Teatro Municipal neste sábado, 4

O Teatro Municipal Joel Barcellos apresenta neste sábado, dia 4, um espetáculo musical especial realizado por alunos da Escola de Música Acorde Maior. Estão previstas

Uncategorized

Operário recebe Festa de São João no fim de semana

Programação terá shows, bingo e transmissão do jogo do Brasil no domingo O fim de semana promete ser muito animado em Rio das Ostras com a realização da tradicional