Ao todo 12 segmentos estão sendo contemplados em três editais distintos
Alô pessoal da Cultura de Rio das Ostras, tem editais na área. A Fundação Rio das Ostras de Cultural lançou três editais distintos na edição nº 1557 do Jornal Oficial, de 20 de abril, que vão contemplar 12 segmentos artísticos e que são destinados à seleção e premiação de pessoas físicas interessadas em realizar propostas, ações ou atividades culturais nas unidades da Fundação e espaços públicos do Município.
O objetivo é estimular o desenvolvimento de processos criativos e de pensamento, fomentar os processos de criação, produção, difusão, pesquisa e fruição das expressões artísticas e culturais; e ampliar, descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos e a cultura.
O primeiro edital, denominado Leripe Cultural, abrange 10 categorias (Artes Visuais, Artes Visuais Urbanas, Audiovisual, Artesanato, Cultura de Matrizes Africanas, Circo, Contação de histórias e ações similares, Produção Cultural, Patrimônio Cultural material e imaterial e Cultura Urbana). O segundo é sobre música autoral e destinado aos compositores de Rio das Ostras. Este edital, também chamado de Som da Cidade, também será dividido em cinco categorias: Funk, Hip Hop e Rap; outra de MPB, Samba e Pagode; a terceira de Rock e Música Alternativa; a de Forró e Sertanejo; e a última de Blues e Reggae. O terceiro edital, denominado Dança da Cidade, vai contar com quatro categorias: Ballet Clássico Livre, Danças Tradicionais, Dança Contemporânea e Dança Urbana.
As inscrições para os três editais são gratuitas. É bom lembrar que as inscrições para o Edital Som da Cidade vão até às 23h59 do dia 10 de maio. Para o Leripe Cultural os interessados podem se inscrever até às 23h59 de 17 de maio de 2023. Já o de Dança, as inscrições começam às 0h do dia 10 de maio e vão até o dia 31 de maio de 2023. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela plataforma on-line, pelo site www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br.
De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, outros segmentos artísticos também serão beneficiados. “O nosso trabalho visa atender a todas as áreas artísticas atuantes na Cidade. Nesses primeiros atendemos a 12 segmentos, mas estamos terminando os estudos para lançarmos outros editais atendendo a classe do teatro e a comunidade LGBTQIAP+, por exemplo. Podem esperar porque ainda vem muita coisa boa por aí porque a Cultura em Rio das Ostras não para!”, declarou a presidente.
As informações complementares como condições de habilitação dos proponentes, documentação necessária, premiação e prazos de cada fase estão disponíveis nas respectivas Chamadas Públicas (006 – Leripe Cultural, 007 – Música Autoral Som da Cidade e 008 – Dança da Cidade), publicadas no site da Fundação Rio das Ostras de Cultura ou na Edição 1557 do Jornal Oficial do Município.