Na programação, artistas locais continuam sendo valorizados e a Cultura é cada vez mais difundida
Antes de completar dois anos de existência, com apenas 20 meses de existência, a Rádio Web Froc ultrapassou os 500 mil acessos, solidificando cada vez mais a audiência do veículo. O objetivo continua sendo a difusão da Cultura, das ações, projetos e serviços da Fundação Rio das Ostras de Cultura e do Poder Executivo, bem como a valorização dos artistas e músicos do Município que contam com esse espaço para divulgação dos seus trabalhos.
Disponível nos sites da Fundação de Cultura (www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br) e da Prefeitura de Rio das Ostras (www.riodasostras.rj.gov.br), a Rádio Web Froc também tem um aplicativo que pode ser baixado, via Google Play, permitindo que o ouvinte tenha acesso à programação, 24h por dia, direto do celular.
A programação diversificada continua sendo um diferencial da Rádio que reúne programas específicos produzidos pela equipe da própria Fundação. Valorizando a Música Popular Brasileira, que compõe quase 100% da grade, os ouvintes têm a oportunidade de curtir os mais variados gêneros musicais, da música clássica ao funk, passando ainda pela MPB, pop, bandas nacionais, hip hop, samba, pagode, jazz, blues, bossa nova, tropicália, sertanejo, forró, piseiro, rock e sertanejo, além duetos consagrados, instrumental e trilhas sonoras de filmes de animações da Disney em português. Somente em casos específicos a música internacional entra na programação.
Dentre os programas produzidos pela equipe da Rádio, destacam-se o “Toque Musical’, que conta um pouco da história e curiosidades de um tema específico, normalmente um ritmo musical; o “Quizz Cultural”, que é um jogo de trívia que tem como objetivo testar e avaliar os conhecimentos do ouvinte sobre gêneros culturais ou conhecimentos gerais; o “Top Hits”, que apresenta, a cada semana, grandes sucessos de um artista ou de uma banda ou uma revelação da MPB, contando um pouco da sua carreira; e o “Minuto do Riso’, que é um momento de descontração na programação. Os shows registrados no Projeto Soul da Casa também são retransmitidos na programação para aqueles que não tiveram oportunidade de assisti-los no Teatro Municipal Joel Barcellos.
SOM DA CIDADE – Tendo em vista a finalidade da Rádio, pode-se dizer que o programa “Som da Cidade” é o destaque da programação, já que ele é voltado especificamente para os músicos da região mostrarem suas composições autorais ou seus trabalhos. Mais de 30 artistas já passaram pela programação da Rádio, apresentando cerca de 300 músicas autorais de artistas locais. Atualmente, o programa é comandado pela cantora Micha e é um bate-papo “de artista para artista”, com entrevistas bem interessantes.