Evento, que acontece na Fundição de Artes e Ofícios no sábado, 15, busca fortalecer a rede de contatos e o reuso de insumos entre artesãos locais
A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) promove, no próximo sábado, dia 15, a Feira de Trocas de Materiais de Artesanato, na Fundição de Artes e Ofícios. A Feira, que será das 14h às 18h, tem como objetivo principal fomentar a colaboração, o fortalecimento da rede de contatos e a sustentabilidade entre artesãos e produtores da economia criativa do Município.
Durante o evento, os participantes são incentivados a trocar materiais que podem ser reutilizados em novos processos de criação, como tecidos, linhas, tintas, moldes, ferramentas e peças artesanais. A iniciativa nasceu a partir do projeto de Mentoria Artística realizado na Fundição.
Quem quiser garantir uma madeira e cadeira para participar do evento deve fazer o cadastro online pelo link https://forms.gle/UnySmTDTy46hWjoM9. O artesão também vai poder se inscrever presencialmente, no dia da Feira de Trocas, desde que leve sua própria estrutura de exposição.
No mesmo local que acontece a Feira de Trocas está em cartaz a Exposição “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”, que fica em cartaz na Fundição de Artes e Ofícios até dia 1º de dezembro. A mostra celebra a culminância da primeira etapa de 2025 do projeto de Mentoria Artística para Artesãos com Identidade Cultural.
MENTORIA ARTÍSTICA – O projeto de Mentoria Artística, sob coordenação de Rodrigo Pontes, conecta formação, economia criativa e valorização cultural, fixando a identidade de Rio das Ostras em cada peça produzida. Para atingir esse propósito, a iniciativa requer o estudo aprofundado da história municipal. O objetivo final é assegurar que as peças, mesmo abordando o mesmo tema histórico, possam expressar a linguagem e a individualidade de cada artista.
EXPOSIÇÃO – Os trabalhos expostos na mostra “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local” são resultado de um intenso processo de pesquisa e criação, no qual artesãos e artistas buscaram inspiração na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. As peças exploram a trajetória da construção, que já foi armazém de sal e residência, e temas como o universo da pesca, a memória do médico e a arquitetura da construção.
SERVIÇO:
Local: Fundição de Artes e Ofícios
Endereço: Rua Beija-flor, s/n – Colinas
Feira de Trocas de Materiais para Artesanato
Data: 15 de novembro.
Horário: Das 14h às 18h.
Inscrições: Online (vagas limitadas) ou presencial no dia do evento (necessário levar estrutura de exposição).
Link para Inscrição Online: https://forms.gle/UnySmTDTy46hWjoM9.
Exposição “Construindo Identidade – Mentoria Artística e Artesanato Local”
Período: Até dia 1º de dezembro
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h



