ARTISTA PLÁSTICA DA FUNDAÇÃO DE CULTURA EXPÕE NO MUSEU CASA DE CASIMIRO DE ABREU

A convite da direção do Museu Casa de Casimiro de Abreu, a artista plástica e servidora da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Neide Faria, vai realizar a exposição “Esculturas Negras em Papéis”, a partir do próximo domingo, dia 8, a partir das 16h, na unidade cultura localizada na “Praça As Primaveras”, em Barra de São João.

O tema da exposição foi inspirado em sua própria vivência e a técnica utilizada é a da Papietagem, que é derivada do papel maché porém, mais simples. Consiste em usar tiras ou pedaços de papel umedecidos em uma solução de água com cola e então aplicados sobre a estrutura a ser criada. No caso desse tema específico, as peças foram criadas com o papel das mesas de restaurantes locais que foram reaproveitados.

A Exposição fica no Museu Casa de Casimiro até o dia 7 de setembro e o horário de visitação é de quarta a sexta, das 9h às 17h; e sábado e domingo, das 13h às 21h.

A ARTISTA – Mineira de Governador Valadares, Neide Faria vive em Rio das Ostras desde 1990, ano em que veio participar de uma corrida rústica; apaixonou-se pela cidade e acabou ficando. Trabalhou em confecção e como vendedora na praia; Mas foi durante um período embarcada, prestando serviços para a Petrobrás, que sua paixão pelo artesanato começou a surgir. Reparou que poderia dar um fim mais nobre a tantos materiais descartados pela plataforma onde trabalhava.

Começou a recolher materiais de vários tipos confeccionando lá mesmo, nas horas vagas, os primeiros trabalhos manuais: brincos, porta-joias e colares. Lá também descobriu as potencialidades das esculturas de papel e o poder de representar a cultura negra através das simbologias que a cor de suas esculturas trazia. Sentiu-se empoderada e valorizada podendo mostrar seu estilo.

Desde sua primeira escultura negra em papel, Neide vem se aprimorando e procurando enriquecer e lapidar a matéria prima que escolheu. Numa artesania incansável ela enobrece esses materiais pintando-os e dando formas de acordo com seus gostos e buscando sempre exaltar a dignidade da cultura negra.

Museu Casa de Casimiro de Abreu

Localização: Praça As Primaveras, s/nº – Barra de São João

Horário de Visitação: Quarta a Sexta, das 9h às 17h; e Sábado e Domingo, das 13h às 21h.