Auto de Natal reúne artista da região neste sábado em Rio das Ostras

O espetáculo terá como tema este ano o (En)canto de Natal

A Fundação de Cultura convida o público para assistir o tradicional espetáculo que mostra a magia do nascimento do Menino Jesus, na encenação do Auto de Natal, que será realizado no dia 10, a partir das 20h, no palco montado ao lado do Iate Clube de Rio das Ostras, no Centro.

Este ano, o espetáculo visa dialogar com o público por meio de um jogo cênico original e inovador. Idealizada por uma das companhias teatrais mais antigas de Rio das Ostras, a Cia da Capital, a produção estética tem o objetivo de sensibilizar e fazer refletir por intermédio de dinâmica infanto-juvenil e adulta toda a comunidade. A concepção é de Ritcheli Santana e a produção de Julya Avila.

A montagem, que integrará em seu elenco e ficha técnica representantes de diversas companhias teatrais e artistas da Cidade, é de imensa relevância. Unindo as vozes da Cultura da Rio das Ostras intentando forte fruição entre as habilitações, contemplando os músicos riostrenses que integrarão o espetáculo.

A produção introduz também, por meio da contação que marca a tradição da transmissão oral, os personagens dos Reis Magos anunciando a grandiosidade do nascimento do menino Jesus por meio da capoeira.

Essas figuras realizarão sua passagem pela história em uma construção física que enaltecerá a expressão cultural da capoeira, unindo a dança, a música e a luta em uma proposta de cena expandida onde as linguagens são transversais e observam-se elementos de diversas expressões, sua origem ancestral nas matrizes africanas e na tríade contar, dançar e batucar.

Ainda sobre esse aspecto, o cenário, em primazia será construído através da projeção mapeada. Assim, o audiovisual, que se destaca pelo hibridismo exaltado no período do isolamento social em que as linguagens outras estiveram restritas à sua pesquisa para chegar ao público, surge completando a experiência cênica.

Os vídeos desenvolvidos para atuarem na projeção serão captados em alguns pontos da Cidade e assim irão colocar em destaque algumas das profusões da arquitetura e do patrimônio locais além de seus elementos naturais, a exemplo do Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição, que ocupará o trajeto para a estrebaria entre outros mais.

Ainda na multifacetada cena expandida das fronteiras das linguagens, vemos a estrela-guia representada em um número acrobático de circo e o nascimento revelado por meio de poético número na fita marcando o cruzamento das linguagens.

Há também a questão da representatividade, onde o povo negro historicamente constituiria quase integralmente a população da região, da qual advém a história do nascimento de Jesus.

Nesta montagem, todo o elenco principal será negro, bem como a equipe total do projeto será majoritariamente negra.

SERVIÇO:

Título: Auto de Natal – (En)canto de Natal
Data: 10/12/2022
Local: palco montado ao lado do Iate Clube de Rio das Ostras, no Centro.

Classificação Livre