Bailarinas riostrenses se apresentam no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Duas bailarinas riostrenses, formadas no Curso Técnico de Ballet do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Jully Brandão e Letycia Martins, finalizaram o 1º Curso de Verão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). As bailarinas fizeram apresentações de Gala de Encerramento no palco principal da unidade, comprovando, mais uma vez, que Rio das Ostras é um Município que exporta talento na arte.

As meninas ficaram 28 dias na capital carioca imersas em aulas com os primeiros bailarinos do TMRJ, Cláudia Motta, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Cícero Gomes e Filipe Moreira.

De acordo com Jully Brandão, que teve aulas no Nível Intermediário, o curso e a apresentação foram a realização de um sonho. “Foi um mês de muito aprendizado, de alegrias, de choros e de sair da zona de conforto.  Ser bailarina em qualquer lugar é difícil, mas, sendo do interior, é um pouco mais. Em um meio tão elitista e privilegiado que é o ballet clássico, ainda bem que existem os projetos sociais e escolas públicas, de onde sou cria, tentando nos aproximar dessa arte. A sensação foi única e indescritível. Por isso consigo definir em realização de um sonho”, explicou.

Para Letycia Martins, que fez o curso no Nível Avançado, o sentimento foi o mesmo de Jully. “O curso de verão do Theatro Municipal pra mim foi uma das melhores experiências que tive e acredito que todas as pessoas precisam vivenciar um dia! Abrangi meu lado artístico e aprimorei a minha técnica com os incríveis mestres e primeiros bailarinos. Pisar no palco do Theatro Municipal foi como se estrelas explodissem no meu peito! A magia da arte que senti enquanto dançava realizou tantos sonhos e floresceu tantos outros… foi um mês de muitas felicidades e esforço”, finalizou.

Segundo Fabiana Nagib, diretora do Centro de Formação Artística, é um orgulho ver as bailarinas formadas se destacando em outros palcos. “Enquanto diretora e eterna incentivadora, vê-las brilhando em outros palcos pelo mundo enche meu coração de orgulho e nos dá aquela sensação de dever cumprido. O ensino da Onda sempre busca fortalecer a ideia de que o Curso Técnico é apenas o começo de uma grande carreira na área artística e profissional. Um primeiro passo de muitos outros que estão por vir e o nosso papel aqui é preparar nossos estudantes para conquistar o mundo com sua arte, alçando voos cada vez mais altos. E assim como a diversos outros artistas formados pela Onda, desejamos que Jully e Letycia também possam brilhar cada dia mais e encontrar o seu lugar no mundo da dança, espalhando por aí sua verdade e sua identidade como seres humanos e artistas”, esclareceu Fabiana.