Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão aumenta acervo de livros

Para garantir uma maior variedade de títulos para os amantes da leitura, a Fundação Rio das Ostras de Cultura efetuou a compra de novos livros, dos mais variados gêneros, para o acervo da Biblioteca Municipal Íris Galvão, que totaliza atualmente mais de 48 mil títulos que estão à disposição dos leitores riostrenses.

A Biblioteca Municipal de Rio das Ostras, inaugurada em 1995, é um espaço aberto a todas as pessoas e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na preservação da comunidade ao oferecer uma ampla e diversificada variedade de conhecimento.

Além de fazer consultas na própria Biblioteca, as pessoas também podem retirar um livro para leitura em casa. Os interessados devem entrar de sócio, fazer um cadastro e apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) e uma foto 3X4.

A vantagem de ser sócio é ter acesso a todo acervo da Biblioteca, sem pagar nada, totalmente gratuito, além de poder conhecer grandes obras e autores da literatura nacional e internacional.

É importante ressaltar que uma biblioteca não pode ser vista apenas como um depósito de escritos, mas acima de tudo como um espaço voltado a pesquisas para construção de saberes, ou seja, um espaço em que a sociedade, em geral, tenha o hábito de frequentar. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.

AUDIOBOOKS – A Biblioteca também conta com um acervo de audiobooks destinado às pessoas com deficiência visual que queiram viajar pelo mundo mágico da leitura. Sua utilização é de suma importância para o estudo de literatura por pessoas com deficiência visual, pois esse formato de livro facilita o acesso às obras literárias que, de modo geral, ampliam a visão de mundo do leitor-ouvinte que refletirá criticamente sobre a realidade.

DOAÇÕES – A Biblioteca aceita doações de livros, em bom estado de conservação, de todos os gêneros. Somente livros didáticos não são aceitos por conta da metodologia de ensino que pode variar a cada ano.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – Criada em 1995, a Biblioteca ganhou sede própria no ano de 2000. Dentre os títulos disponíveis estão variados gêneros e temas, como romances, contos, poesias, literatura, história, filosofia, libras, sociologia, psicologia e empreendedorismo, dentre outros.

A Biblioteca Municipal fica na Avenida Amazonas, no Complexo Cultural Centro Integrado de Literatura e Dramaturgia Hugo Paulo de Oliveira, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.