Search

Biblioteca Municipal recebe espetáculo “Diário do Último Ato”

A semana começa bem movimentada na Biblioteca Municipal de Rio das Ostras. A unidade vai receber, de terça (25) a quinta-feira (27), a partir das 18h30, a peça “Diário do Último Ato”, que apresenta os últimos momentos da vida da poeta portuguesa Florbela Espanca, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. O espetáculo, contemplado no Edital Retomada Cultural 2, com incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, terá entrada gratuita. Os ingressos já estão disponíveis para serem retirados gratuitamente pelo link https://www.sympla.com.br/diario-do-ultimo-ato-em-rio-das-ostras—rj__1725235. A classificação etária é de 14 anos.

A dramaturgia de Ronaldo Ventura é inspirada em cartas e diários da poeta e a atriz Ana Cecilia Reis promove um encontro íntimo com a plateia. “Ao me deparar com os textos íntimos de Florbela Espanca fiquei muito emocionada, é impressionante como os pensamentos e sentimentos de uma mulher dos anos 1920 podem refletir ainda hoje em cada uma de nós”, revela Ana Cecília.

Quando Florbela trancou-se no quarto nas primeiras horas de 8 de dezembro de 1930, no dia do seu aniversário de 36 anos, deixou a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte. De fato, nenhuma pessoa o fez, nunca mais. Naquela madrugada, deitada na cama, sem ‘haver gestos novos nem palavras novas’ ela se suicidou ingerindo dois frascos do barbitúrico Veronal. Os momentos finais que separam o primeiro comprimido ingerido de seu último suspiro prometem tocar o público presente de forma poética.

“Este espetáculo é uma homenagem a essa mulher brilhante. Percebo um encantamento da plateia ao adentrar em seus pensamentos, conhecendo quem foi Florbela Espanca para além de suas obras. É também uma forma de apresentá-la para as novas gerações de forma afetiva, difundindo o amor pela literatura, especialmente a poesia”, conclui a Ana Cecília Reis, que realizou uma residência artística na cidade de Évora, quando a peça foi contemplada pela Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura de Portugal.

A peça tem atuação de Ana Cecilia Reis, texto e direção de Ronaldo Ventura, cenário por Dhiego Rabelo, figurino por Patrícia Almeida, produção e iluminação de Paulo Barbeto, filmagem, edição e fotografia de Fernanda Almeida e realização da Cia Plúmbea.

SERVIÇO

ESPETÁCULO DIÁRIO DO ÚLTIMO ATO

Endereço: Biblioteca Municipal de Rio das Ostras – Avenida Amazonas – Centro

Data: 25, 26 e 27 de outubro

Ingressos: https://www.sympla.com.br/diario-do-ultimo-ato-em-rio-das-ostras—rj__1725235
Informações: ciaplumbea@gmail.com

Classificação: 14 anos

Compartilhe essa notícia:

Veja também...