Capoeirista riostrense apresenta arte brasileira na França

Mestre Mistério participa de oficinas, palestras e eventos em mais de 10 cidades francesas

A convite da Associação Nação Palmares Capoeira, Mestre Mistério, fundador da Associação de Cultura e capoeira Balikuddembe, participou de um intercâmbio na França onde divulgou a Cultura Brasileira, levando a arte da capoeira e do maculelê, e o Município de Rio das Ostras em mais de 10 cidades francesas, dentre elas Brest, Bonnieres, Plabenec, Mayenne e Paris.

Durante sua estada na França, Mestre Mistério realizou palestras e oficinas, participou de apresentações e deu aulas em academias durante a semana e nos eventos realizados nos finais de semana. “Gostaria de agradecer aos mestres Feiti, da Associação Nação Palmares Capoeira; Gavião, da Associação Capoeira Maior é Deus; e Waguinho, do Grupo Oxossi Capoeira; e aos professores Carcaju, Ogro e Bombeiro, do Grupo Capoeira Origem do Brasil; pela acolhida, receptividade e troca de conhecimento na arte da capoeira. Foram dias intensos de muito aprendizado, tanto para mim quanto para os franceses que fizeram aulas comigo”, explicou.

De acordo com Mistério, a experiência foi muito positiva porque elevou o nível da Cultura Brasileira na Europa, bem como a valorização da língua portuguesa. “Durante as aulas, os cânticos entoados nas rodas eram cantados em português para que eles se acostumassem com a nossa língua. Segundo os participantes, essa era uma forma deles fixarem e aprenderem um pouco mais da nossa língua”, contou o mestre riostrense.

Durante esse período Mistério também aproveitou para divulgar o município de Rio das Ostras, falando da arte e da história da própria cidade. “Com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que produziu um material gráfico para ser distribuído nas cidades francesas que passei, consegui falar da beleza, das praias e da cultura da nossa querida Rio das Ostras. A receptividade deles foi muito boa, tanto é que tem a previsão de que, em 2024, recebamos um grupo de franceses aqui no Município para uma semana de intercâmbio”, avisou Mestre Mistério.