Área Cultural da Cidade do Jazz encanta público do Festival

A área cultural da Cidade do Jazz, montada em Costazul para receber os shows do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, foi uma atração à parte para o público que lotou as três noites de show. A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), além de ficar responsável pela programação do Espaço Arthur Maia, montou uma tenda instagramável colorida com várias notas musicais saindo de um piano, representando o som e a magia do local.

A ideia fez um grande sucesso porque as pessoas tiveram a oportunidade de tirar fotos como se fossem parte integrante do show que acontecia no local. Milhares de pessoas passaram pelo estande da Fundação e fizeram questão de fazer parte da decoração que ainda contava com uma estátua viva animando o público.

Para a estudante Gabriela Nogueira, o colorido da tenda da fundação chamou a atenção. “Achei a decoração desse ano muito legal, criativa, bem colorida e com bastante movimento. Fiz inúmeras fotos no local, tocando piano e ao lado da estátua viva. Parabéns aos idealizadores porque estava tudo show”, disse.

A Área Cultural ainda contou com um estande destinado aos artesãos da Loja do Artesão Vera Luzente e do Empório da Estação, onde eles divulgaram e venderam seus trabalhos que estão sendo desenvolvidos, baseados na mentoria artística oferecida pela própria Fundação.

Os artistas envolvidos ressaltaram a oportunidade dada pela Fundação de Cultura no evento. “Trabalhar junto a Froc no Festival de Jazz foi simplesmente maravilhoso. Nosso espaço estava lindo e a atenção que nos foi prestada foi sensacional. Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, conhecer outros artesãos e tudo isso regado a muita música boa. Mais do que vender arte, foi um momento de conversas, de apresentar nossa proposta e de nos conectar com os visitantes do evento. Estou sem palavras.  Achei tudo muito bom e já estou aguardando os próximos”, declarou o artesão Rodrigo Teixeira, da Ounje Okan.

Participando da área cultural do evento pela primeira vez, a artista Ana Paula Silva destacou a união e o trabalho dos artistas da Cidade. “Como era minha primeira participação, fui cheia de inseguranças, afinal ainda estou começando neste mundo da arte e do artesanato. Contando com grande apoio do nosso mentor artístico Rodrigo Pontes durante todo o evento fui me envolvendo com o apoio de todos e me senti mergulhada nesse maravilhoso mundo, vivendo cada minuto com intensidade. O Jazz e Blues foi uma experiência incrível e me sinto muito agradecida por poder ter participado deste evento. Me senti parte da cultura e da arte de nossa cidade de Rio das Ostras. Juntos nós nos demos as mãos e fomos parte deste Festival Jazz e Blues. Agora vamos trabalhar na Loja do Artesão Vera Luzente ainda com o apoio e mentoria deste grande artista e amigo que é o Rodrigo Pontes”, finalizou Ana.

Na opinião do responsável pelo Projeto de Mentoria Artística, Rodrigo Pontes, foi muito gratificante ver os artistas colocando em prática o que estão aprendendo. “Os artistas de Rocha Leão já apresentaram produtos que são resultados da mentoria e os Casa de Cultura da também se empenharam em mostrar seus trabalhos voltados para o jazz & blues e para a Cidade. Houve uma harmonia muito grande entre todos que estavam sempre prontos a se ajudarem. A vivência do evento também foi importante e trouxe mais maturidade para o grupo todo. O importante é que todos estão com o mesmo objetivo de cooperação, caminhando lado a lado para priorizar a identidade cultural de Rio das Ostras”, destacou Rodrigo.

A tenda onde os artistas expuseram seus trabalhos, o Brechó Blues e o Clube do Vinil também obtiveram grandes resultados e também foram destaques na área cultural do evento.

Os artistas Luca Sodré, Banda Segundo Set Instrumental, a cantora Júlia Vargas, Banda Lopine, El Miraculoso Samba Jazz, o cantor Liw. Fábio Guma, Raphaella Souza e Big Bee foram as atrações do Espaço Arthur Maia e fizeram shows memoráveis.