Casa de Cultura promove oficina de macramê

Oficina gratuita faz parte da programação de março da Fundação Rio das Ostras de Cultura

Dando continuidade à programação de março de oficinas da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior recebe nesta terça-feira, dia 12, a partir das 14h, a Oficina de Macramê, ministrada pela artesã Cleide Reinoso. Os interessados devem procurar a Unidade para fazer inscrições gratuitas e obter mais informações. A Casa de Cultura Bento Costa Júnior fica na Rua Bento Costa Júnior, 70, no Centro.

Segundo a artista, o objetivo da oficina é incentivar a criatividade e a individualidade de cada aluno. “Trabalho com o propósito de contribuir para a socialização das pessoas e uso o macramê com a finalidade de proporcionar aos participantes o prazer de confeccionar uma peça com as próprias mãos, trabalhando com peças funcionais e úteis no cotidiano”, explicou.

MACRAMÊ – O macramê é uma técnica de tecelagem manual, criada fazendo vários nós e trançados. Originou-se pelas mãos de tecelões árabes do século XIII, sendo usada como um item decorativo desde então.

O nome Macramé (Migramach) é de origem turca e significa “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”. Provavelmente, esse nome surgiu por conta dos tecelões turcos do século XIII d.C., os quais faziam muitos trabalhos com franjas em toalhas barradas. Os cinco principais tipos de nós do macramê são nó inicial (laçada), nó duplo, meio nó duplo, nó festonê e nó final (escondido).