Domingo é dia de Carukango no Teatro Popular

O líder quilombola Carukango foi exemplo de resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé, Estado do Rio de Janeiro. Quem quiser conhecer melhor a história desse personagem não pode perder a peça “Carukango”, que será encenada neste domingo, dia 11, a partir das 19h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. A entrada é gratuita porque a peça foi contemplada no Edital Retomada Cultural RJ2. Mas é bom lembrar que a capacidade da unidade é de 240 lugares.

Carukango é um espetáculo teatral com dramaturgia resultante das investigações feitas por meio do candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos, capoeira e diversas outras manifestações populares.

Tendo como estrutura dramatúrgica textual a biografia de Carukango, esse espetáculo se justifica na necessidade da visibilidade e protagonismo do artista negro e das manifestações afro-brasileiras na cena teatral, não como plano de fundo, mas sim como matéria de pesquisa e elemento formador.

O espetáculo conta com incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, e o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros

Assistência de direção: Perterson Oliveira

Elenco: Darling Mendonça

Músico: Marcelo Rodrigues

Figurino e adereço: Nina Carvalho e Gabriel Cardoso

Iluminação: Rennan Magalhães

Vozes em Off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti

Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho

Projeto gráfico: João Eliel

Produção Artística: Luisa Pasquali

Realização: NEC – Núcleo de Expeimentos Cênicos

Proponente: Ateliê Galpão das Artes

Apoio Cultural: Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras

Projeto incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pelo Edital Retomada Cultural 2.

SERVIÇO:

Data: 11/09/2022 – Domingo

Horário:  19hrs

Local: Teatro Popular de Rio das Ostras – Avenida Amazonas s/n – Centro

LEGENDA

A peça conta a história do líder quilombola Carukango