Domingo é dia de Choro da Maria em Rio das Ostras

Edição de maio terá como convidado bandolinista Marcílio Lopes

A música chega com tudo em Rio das Ostras no mês de maio. Neste domingo, dia 5, a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove mais uma edição do Projeto Choro da Maria. O evento está previsto para iniciar às 17h, na Praça São Pedro, no Centro, e vai contar com o bandolinista Marcílio Lopes, como convidado do Grupo Desata Nós.

O projeto tem como objetivo resgatar o Chorinho, que é um ritmo genuinamente brasileiro, além de garantir entretenimento de qualidade para o público riostrense.

O Grupo Desata Nós, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Cássio Acioli (percussão), ficará responsável pela apresentação de grandes clássicos do Chorinho.

CONVIDADO – O convidado desta edição é Marcílio Lopes. Bandolinista autodidata, Marcílio é bacharel em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Música/Musicologia também pela UNIRIO. A tese de doutorado trata da influência da música cantada na consolidação do estilo musical de Jacob do Bandolim.

Instrumentista em grupos como Água de Moringa, Caldereta Carioca e Bandolinata, entre outros, tendo também tomado parte em outros grupos significativos do cenário instrumental da música brasileira, como Orquestra de Música Brasileira, a Orquestra de Cordas Brasileiras e a Camerata da Universidade Gama-Filho.

O artista desenvolve trabalho de ensino e difusão da cultura do choro junto à Escola Portátil de Música; possui ampla circulação nos estúdios em gravações com os principais nomes da MPB; possui ampla experiência em editoração musical, atuando tanto na música popular, como na música de concerto, e mesmo na música contemporânea.

Atuou como editor nos cinco volumes da coleção “Sambabook”, e também nos dois volumes do “Caderno de Partituras de Jacob do Bandolim” e “Tocando com Jacob”. Publicou, em 2012, o livro “Harmonia ao Bandolim”, resultado de uma longa observação sobre os procedimentos da harmonia clássica e da abordagem funcional da prática popular no instrumento.

A produção do evento informa que quem quiser pode e deve levar sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, mesmo com as cadeiras disponibilizadas para o público.

Não custa lembrar que, em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o Choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já declarou o Chorinho como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do País.

CHORO DA MARIA

Data: Domingo – 5 de maio