Rio das Ostras é um dos 10 municípios contemplados com o Projeto Energia Para Ler

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 7 de maio, em seu gabinete, Flavio Valadares e Rodrigo Lobo, curadores da edição 2024 do Projeto Energia Para Ler. Eles estiveram no Município para a primeira reunião de planejamento do Projeto, que é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Empresa de Energia Elétrica ENEL, sob realização da Motivos Produções.

A previsão é de que o Projeto seja realizado em Rio das Ostras, de 21 a 23 de outubro deste ano, com uma programação variada, que vai contar, dentre tantas atrações, com um Festival Literário de Educação e Cultura voltado para o público de modo geral, mas com ênfase nos alunos (jovens e crianças) e professores da Rede Pública de ensino.

De acordo com o curador Rodrigo Lobo, o Projeto é importante na democratização do acesso aos bens culturais no interior do Estado do Rio, descentralizando as ações na Capital. “Dessa forma redimensionamos as fronteiras da arte e daquilo que a arte pode promover para as pessoas. Além disso, descobrimos, identificamos e revelamos talentos que estão espalhados pelos quatro cantos do Estado”, declarou Rodrigo.

Para a presidente da Fundação, a interiorização das ações culturais do Governo do Estado é importante porque desenvolve a Cultura como um todo e por meio de vários segmentos. “Acredito que Rio das Ostras foi mais uma vez beneficiada com projetos culturais do Estado por conta do trabalho que desenvolvemos aqui na Cidade. Vai ser mais uma oportunidade de apresentarmos os nossos artistas e os nossos talentos”, explicou.

A reunião também contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

PROJETO ENERGIA PARA LER 2024 – O Projeto é um evento cultural e educativo que traz em seu escopo o estabelecimento de uma itinerância que dialogue com as peculiaridades locais dos municípios fluminenses, a fim de promover e estimular a regionalização da produção cultural, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais por meio da literatura e das manifestações artísticas.

Nesse caminho, a figura representativa do trato com a literatura, sobretudo nesse momento histórico e social, é a iluminação. O livro que oportuniza a clarividência, que lança luzes sobre os fenômenos sociais e os nomeia, tornando claras as sombras, dando vigor e energia aos enfrentamentos propostos pela atualidade, servindo como um farol luminoso que orienta e conduz. Em posse desses mecanismos é possível engajar-se socialmente, estabelecer situações comunicativas propositivas, elaborar concepções, testar hipóteses dialógicas com seus pares. Imerso nesse conteúdo, os sujeitos sociais, sobretudo jovens e crianças, podem assumir um papel ativo, utilizando-se dos mesmos e de suas significações para conhecer, aprender e, dessa forma, se desenvolver.

Além de Rio das Ostras, serão contemplados este ano os municípios de Angra dos Reis, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Mangaratiba, Paraty, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.