Editais da Fundação de Cultura já premiaram mais de 20 artistas da Cidade

Dos quatro editais lançados pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, três já selecionaram e premiaram os vencedores em 16 categorias distintas de cada área. Os objetivos de estimular o desenvolvimento de processos criativos e de pensamento, fomentar os processos de criação, produção, difusão, pesquisa e fruição das expressões artísticas e culturais foram alcançados com êxito.

No Edital Dança da Cidade, que abrangia quatro categorias, apenas duas tiveram inscrição: Danças tradicionais e Danças Urbanas. Infelizmente não houve inscritos para as categorias Ballet Clássico e Dança Contemporânea.

Já no Edital Leripe Cultural, 10 categorias foram contempladas: Artes Visuais, Artes Visuais Urbanas, Audiovisual, Artesanato, Cultura de Matrizes Africanas, Circo, Contação de histórias e ações similares, Produção Cultural, Patrimônio Cultural material e imaterial e Cultura Urbana. Os vencedores já assinaram o termo de compromisso com a Fundação para execução de seus projetos e estão na fase de elaboração dos mesmos.

No último sábado, dia 8, foi a vez da final do Edital de Música Autoral Som da Cidade. Os candidatos se apresentaram na Concha Acústica e o júri, formado por pareceristas cadastrados, avaliou os candidatos e definiu os vencedores de cada categoria. A única que não teve nenhum candidato inscrito foi a de Forró /Sertanejo; já a de Blues/Reggae contou com apenas uma candidatura.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, é uma pena que algumas categorias não tenham recebido inscrições. “Procuramos atender todos os segmentos artísticos atuantes na Cidade, mas infelizmente algumas categorias de dois editais não tiveram inscritos. O importante é que estamos dando oportunidades iguais para todos. O Edital de Teatro Cena da Cidade está com inscrições abertas até o dia 27 de julho e ainda estamos estudando a criação de um edital para a comunidade LGBTQIAP+. Ainda vem muita coisa boa por aí porque a Cultura em Rio das Ostras não para!”, declarou a presidente.

Na opinião de Marina Petersen, contemplada no Edital Leripe Cultural, as chamadas públicas são de grande importância para os artistas do interior do Estado que tem a demanda de um maior investimento no setor cultural. “Esse tipo de apoio acaba servindo para trazer reconhecimento, além de incentivar a produção artística local e a trabalhadores que de forma geral enfrentam grande dificuldade de se manterem financeiramente através da sua profissão, principalmente os artistas de rua que utilizam a prática da passagem de chapéu como forma de subsistência. Além disso, o Leripe Cultural teve o diferencial dos proponentes poderem se inscrever através do CPF, o que democratiza o acesso, pois muitos artistas não conseguem manter financeiramente um CNPJ ativo”, explicou.

Para Cláudia Falcão, primeira colocada na categoria Blues/Reggaes e escolhida como melhor intérprete do Edital de Música Autoral Som da Cidade, é extremamente louvável e inspirador ver o comprometimento e o incentivo da Fundação Rio das Ostras de Cultura à produção artística na Cidade. “Esses editais representam uma luz no horizonte para todos os músicos, que buscam espaço para expressar sua criatividade e compartilhar suas composições. Iniciativas como essa nos mostram que ainda há esperança e oportunidades para aqueles que lutam pela arte e pela música autoral. É um alento saber que existem pessoas e instituições dispostas a apoiar e investir na cultura, enfrentando desafios e buscando formas de valorizar o talento dos artistas locais. Gostaria de expressar minha sincera gratidão a Fundação Rio das Ostras de Cultura e aos responsáveis por essa iniciativa. Vocês estão contribuindo diretamente para a construção de um cenário cultural próspero e diversificado em nossa Cidade, fazendo a diferença, transformando sonhos em realidade e espalhando nossa música”, falou Cláudia.

Fotos Pedro Dark

A SEGUIR OS NOMES DOS VENCEDORES DE CADA CATEGORIA:

EDITAL DANÇA DA CIDADE

Categoria Cultura Urbana

Jhonatan de Oliveira Cardoso

EDITAL DE MÚSICA AUTORAL DE RIO DAS OSTRAS – O SOM DA CIDADE

Categoria Blues / Reggae:

1º Lugar – Cláudia Falcão

Categoria Funk / Hiphop / Rap:

1º Lugar – Mc Designer

2º Lugar – Seven

3º Lugar – Tozen