Search

Escritora riostrense é selecionada no Concurso de Contos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ

Os talentos de Rio das Ostras continuam se sobressaindo na Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Dentre os 20 selecionados no Concurso Cultural de Contos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secece-RJ), está a riostrense Maria Luíza Martins. Com o conto “A Floricultura”, a jovem foi uma das duas escritoras escolhidas para representar a Baixada Litorânea.

A banca avaliou cerca de 500 obras até chegar a lista com os 20 selecionados que estão representando as dez regiões administrativas do Rio de Janeiro. Os vencedores da chamada pública, promovida em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e apoio da PublishNews, receberão uma premiação no valor de mil reais e terão os textos publicados em um livro, com edição física, no formato de antologia (obra composta por uma coleção de textos).

De acordo com Maria Luíza, o interesse em participar do concurso começou em fevereiro, quando viu a chamada nas redes sociais da Secec-RJ. “Quando o processo de inscrições iniciou, logo me interessei. Escrever é a minha paixão e ver a literatura fluminense sendo valorizada e oportunidades sendo oferecidas aos autores da Região me motiva profundamente. Sou uma escritora independente e estou muito feliz e orgulhosa por ter sido uma das 20 selecionadas de todo o Estado do Rio”, relatou. 

Com relação ao seu conto, a escritora riostrense contou que ele foi inspirado pelo conceito de “escrevivência”, que é de autoria da grande escritora Conceição Evaristo. “Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. O meu conto A Floricultura é uma história sobre esperança e a temática da proposta foi um olhar sobre o amanhã, então soube exatamente o que queria escrever e qual mensagem deixaria. Representar a Cidade de Rio das Ostras e a literatura feminina da Região foi uma honra”, declarou Maria Luíza confessando que está muito ansiosa para ver o livro completo, com os 20 contos, para poder ler as histórias incríveis escritas pelos colegas de palavras. 

A outra escritora selecionada representando a Região foi Luciana Cavalcanti, de Saquarema, com o conto “A menina da bicicleta amarela e o bumerangue”.

MARIA LUÍZA MARTINS – A escritora tem 23 anos, mora em Rio das Ostras e escreve desde os 13. Em 2016, criou o perfil @estrelasmeguiam no Instagram e passou a postar prosa e poesia. Atualmente, soma mais de 19 mil seguidores e um alcance de até um milhão de contas. Já publicou três e-books, “Quando Estrelas Colidem” uma antologia de poemas com mais 18 escritoras, “But I Love You Sô”, seu primeiro e-book de poesias solo, e “Metamorfose” disponível no site da Amazon. 

Compartilhe essa notícia:

Veja também...