Froc divulga resultado final do IV Concurso de Marchinhas

Foi divulgado na edição nº 1539 do Jornal Oficial, de 24 de fevereiro, o resultado final do IV Concurso de Marchinhas da Fundação Rio das Ostras, após análise dos recursos.  O Concurso contou com 11 participantes e os três vencedores foram Fábio dos Santos Henriques, Gabriela Cândida Marquez e Cláudia Maria Falcão Oliveira.

Na avaliação dos pareceristas, as duas primeiras colocações empataram na pontuação e a decisão foi feita pelo critério de desempate estabelecido na Chamada Pública. Desta forma, a marchinha “Oh! Marileia”, de Fábio Henriques, ficou em primeiro lugar e “Jack Tequila”, de Gabriela Marquez, em segundo. A marchinha “No Céu com Tiê”, de Cláudia Falcão, foi a terceira colocada.

A compositora Cláudia Falcão ficou em terceiro lugar e falou sobre sua música. “Nossa composição conta o reencontro de D. Ivone Lara e seu amado passarinho Tiê, que fugiu da gaiola, deixando a pequena menina desolada. Tiê foi sua primeira composição, aos 12 anos de idade. Foi um sucesso assinado por Mestre Fuleiro e Hélio dos Santos, afinal, em 1934, sob as normas do patriarcado, mulher não podia compor”, explicou.

No que diz respeito ao concurso, Cláudia elogiou a iniciativa. “Adorei participar, principalmente por ser este um prêmio que, para mim, é muito significante. Afinal traz o nome da Dama do Samba, a qual tenho profundo respeito e admiração por tudo o que ela representa. Desde já, quero agradecer à Fundação Rio das Ostras de Cultura, sempre contribuindo com iniciativas que contemplam toda classe artística. Que venham mais festivais e concursos musicais porque é bom demais compor. Além disso, a parceria em algumas composições com Jefferson Ferreira se consolidou”, declarou.

Legenda

Cláudia Falcão ficou em terceiro lugar com a marchinha “No Céu com Tiê”_ Foto Arquivo Adinkras