Marina Bonfim é a convidada da edição de março do Projeto Choro da Maria

Edição de março vai homenagear Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth

Dando continuidade ao Projeto “Choro da Maria”, a edição de março, que acontece no próximo domingo, dia 5, na Praça São Pedro, no Centro, a partir das 17h, vai prestar uma homenagem a Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth e terá como convidada a flautista Marina Bonfim, além da participação especial de Dóris Yane e Eliane Cristina.

A roda terá como banda base nesta edição o Grupo Desata nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão).

O Choro da Maria, idealizado pela Fundação de Cultura para valorizar a roda de choro no Município e prestigiar músicos da Região, é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês. Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.

CONVIDADA – Marina Bonfim é graduada em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), técnico em flauta transversa pela Marinha do Brasil e mestra em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Também exerceu a função de instrutora de música dos cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos músicos da Marinha do Brasil, nas disciplinas História da Música e Prática de Banda (2013 e 2014), além de ter participado como flautista e percussionista nos grupos instrumentais Quinteto Juriti, Os Brasilianos e Conjunto Experimental Retreta do Apocalipse (2010 a 2013). No Município, é professora de música do Centro de Formação Artística, dando aulas de flauta e saxofone para o curso básico e técnico da Onda. Atualmente integra o “Regional Tocata do Rio”, grupo de chorões tradicionais cariocas, atuante desde 2008, na Lona Cultural Jacob do Bandolim.

CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Os músicos utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.

LEGENDA

A flautista Marina Bonfim é a convidada do Choro da Maria neste domingo, dia 5