Froc informa que edital de residências artísticas da Funarte e Aliança Francesa está com inscrições abertas

Edital é para as áreas de Circo, Dança, Performance e Teatro

Atenção agentes, produtores e fazedores de Cultura ligados às áreas de Circo, Dança, Performance e Teatro, a Fundação Rio das Ostras de Cultura informa que estão abertas, até o dia 25 de janeiro, as inscrições para o Edital da Fundação Nacional de Artes e a Aliança Francesa. A iniciativa visa fomentar ações de residências artísticas, correlacionadas às áreas de circo, dança, teatro e performance e promover o intercâmbio de artistas brasileiros e francófonos, bem como as “pesquisas de co-criação” entre estes.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, mediante o procedimento de inscrição que estará disponível na página da Aliança Francesa do Rio de Janeiro Villa Tijuca. Mais informações na página (https://villa-tijuca.com/)

O edital completo está disponível no link

https://www.gov.br/funarte/pt-br/editais/2022/edital-bolsa-funarte-e-alianca-francesa-de-residencias-artisticas-em-artes-cenicas-brasil-franca-a-2022/edital-bolsa-funarte-e-alianca-francesa-de-residencias-artisticas-em-artes-cenicas-brasil-franca-2022.pdf

Serão concedidas quatro bolsas, no valor de R$ 27,5 mil cada uma, para apoio, parcial ou integral, a projetos de residências e aperfeiçoamentos artísticos em quaisquer das áreas alcançadas pelo processo seletivo. Os recursos financeiros devem ser destinados a pagamentos de despesas durante a residência, como passagens e deslocamentos, hospedagens, cachês artísticos, alimentação e despesas com material cênico e técnico.

Os projetos inscritos devem prever sua realização no Brasil e na França, por artistas solos ou coletivos brasileiros e franceses. É obrigatório que as propostas brasileiras incluam a indicação de um parceiro francês para realização do projeto.

Podem participar do concurso candidatos “com comprovada experiência no campo da cultura e das artes”, sendo: pessoas físicas a partir de 18 anos, ou pessoa jurídica de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos – tais como cooperativas, produtoras, companhias ou grupos de todo Brasil.

Cada proponente poderá concorrer com um projeto apenas, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas, ou associações que abriguem diversos grupos ou companhias. O artista, grupo, companhia ou associado representado por cooperativas ou associações também só poderá concorrer com uma só proposta.

É obrigatório que todas as informações prestadas no projeto completo estejam descritas nas línguas portuguesa e francesa.

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo endereço eletrônico codanca@funarte.gov.br ou residences@villa-tijuca.com.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso